Aula sobre Artistas Criadores De Obras Com Itens De Casa

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade, vamos explorar a criatividade de artistas que utilizam itens do cotidiano para criar suas obras de arte. Vamos analisar como objetos simples podem ser transformados em obras de arte incríveis. Por exemplo, podemos citar a artista plástica brasileira Lygia Clark, que utilizava materiais como papelão e tecidos para criar esculturas e instalações. Também podemos citar o artista americano Robert Rauschenberg, que utilizava objetos encontrados em seu cotidiano para criar suas obras. A metodologia que utilizaremos será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes em cada estação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a metodologia que será utilizada. Os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será responsável por uma estação.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Colagem

    Nesta estação, os alunos irão criar uma colagem utilizando materiais encontrados em casa, como revistas, jornais, papelão, tecidos, entre outros. O objetivo é que os alunos experimentem diferentes materiais e texturas para criar sua obra.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Escultura

    Nesta estação, os alunos irão criar uma escultura utilizando materiais encontrados em casa, como garrafas pet, caixas de papelão, rolos de papel higiênico, entre outros. O objetivo é que os alunos experimentem diferentes formas e volumes para criar sua obra.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Pintura

    Nesta estação, os alunos irão criar uma pintura utilizando materiais encontrados em casa, como tintas, pincéis, esponjas, entre outros. O objetivo é que os alunos experimentem diferentes cores e texturas para criar sua obra.

  5. Etapa 5 - Socialização das obras (20 minutos)

    Ao final da atividade, os alunos irão apresentar suas obras para a turma e explicar o processo de criação. Incentive a análise e a reflexão sobre as obras criadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Incentivar a reflexão sobre a utilização de materiais do cotidiano na criação de obras de arte.

Critérios de avaliação

  • Utilização criativa dos materiais disponíveis.
  • Coerência entre a ideia e a execução da obra.
  • Originalidade e expressividade na criação da obra.
  • Participação e engajamento nas atividades propostas.
  • Capacidade de reflexão e análise sobre as obras criadas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia da atividade.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Incentivar a criatividade e a experimentação.
  • Estimular a reflexão sobre as obras criadas.
  • Avaliar as obras criadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Experimentar diferentes materiais e técnicas.
  • Criar obras originais e expressivas.
  • Refletir sobre as obras criadas e as obras dos colegas.
  • Apresentar a obra criada para a turma.