Aula sobre Artistas Criadores De Obras Com Itens De Casa

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, vamos explorar a arte criada a partir de itens de casa. Muitos artistas utilizam objetos comuns do dia a dia para criar suas obras, como garrafas, pratos, tecidos, entre outros. Essa prática é conhecida como "arte encontrada" ou "ready-made". A ideia é transformar objetos cotidianos em algo novo, dando-lhes um novo significado e valor artístico. Vamos trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos criam um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Além disso, o aluno assume o papel de protagonista nessa metodologia, participando das ações propostas durante a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a atividade apresentando o tema e explicando o que é a "arte encontrada". Em seguida, deve apresentar exemplos de artistas que utilizam essa técnica, como Marcel Duchamp e Vik Muniz. Os alunos devem fazer anotações sobre o que foi apresentado.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre outros artistas que utilizam objetos comuns em suas obras. Forneça uma lista de artistas ou deixar que os alunos escolham livremente. Eles devem fazer anotações sobre o artista escolhido e suas obras.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para discutir as obras dos artistas pesquisados. Eles devem utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar as obras, respondendo às perguntas: "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Com base na pesquisa, como os alunos consideram as obras e como eles classificam com base no modelo apresentado. Importante lembrar os alunos das características que eles encontraram dessas obras durante a pesquisa. Circule pela sala e auxilie os alunos na discussão.

  4. Etapa 4 - Criação

    Os alunos devem escolher um objeto comum do dia a dia e transformá-lo em uma obra de arte. Eles podem utilizar diferentes técnicas, como pintura, colagem, dobradura, entre outras.Forneça materiais para a criação das obras.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os alunos devem apresentar suas obras para a turma, explicando o processo de criação e o significado da obra. Os demais alunos devem utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar as obras apresentadas.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos devem fazer uma reflexão sobre a atividade, respondendo às seguintes perguntas: O que aprendi com essa atividade? Como posso aplicar o que aprendi em outras áreas da minha vida?

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a atividade agradecendo a participação dos alunos e reforçando os principais pontos abordados na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Promover o trabalho em grupo e a discussão crítica sobre obras de arte.

Critérios de avaliação

  • Utilização do modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar as obras apresentadas.
  • Criatividade na transformação do objeto comum em obra de arte.
  • Coerência entre o processo de criação e o significado da obra apresentada.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os exemplos de artistas que utilizam objetos comuns em suas obras.
  • Fornecer materiais para a criação das obras.
  • Circular pela sala e auxiliar os alunos na discussão e na criação das obras.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre artistas que utilizam objetos comuns em suas obras.
  • Utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar as obras apresentadas.
  • Criar uma obra de arte a partir de um objeto comum do dia a dia.