Aula sobre Artistas E Grupos De Musica Estrangeira

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A música é uma forma de arte que acompanha a humanidade há milhares de anos. Ela é capaz de transmitir emoções, contar histórias e unir pessoas de diferentes culturas e lugares. Sendo assim, vamos conhecer alguns artistas e grupos de música estrangeira que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.

Objetivo:

Desenvolver a habilidade dos alunos em "Reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais."


  1. Etapa 1 - Contextualização

    A música é uma forma de arte que acompanha a humanidade há milhares de anos. Ela é capaz de transmitir emoções, contar histórias e unir pessoas de diferentes culturas e lugares. Sendo assim, vamos conhecer alguns artistas e grupos de música estrangeira que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.

    Objetivo:

    Desenvolver a habilidade dos alunos em "Reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais."


  2. Etapa 2 - Problematização

    Apresente o problema central: "Como os artistas e grupos de música estrangeira contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais?".

    Os alunos, em grupos, devem discutir e elaborar perguntas relacionadas ao problema central.


  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Os grupos devem pesquisar e selecionar artistas e grupos de música estrangeira que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.

    Cada grupo deve apresentar suas escolhas e justificar a importância desses artistas e grupos.


  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos devem criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. No campo de Solução, os alunos devem apresentar as conclusões e reflexões sobre o papel dos artistas e grupos de música estrangeira no desenvolvimento de formas e gêneros musicais.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma, compartilhando as informações e conclusões obtidas.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Após as apresentações, conduza uma discussão em grupo sobre as contribuições dos artistas e grupos de música estrangeira para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Os alunos devem fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam sobre o conteúdo e como isso pode ser aplicado em suas vidas.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios de avaliação citado abaixo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e seleção de informações relevantes.
  • Estimular a criatividade e a reflexão crítica.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade e relevância das informações apresentadas.
  • Coerência e clareza na apresentação do diário de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar o problema central e orientar os alunos na elaboração de perguntas.
  • Estimular a pesquisa e a seleção de informações relevantes.
  • Conduzir a discussão em grupo e avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Pesquisar e selecionar informações relevantes.
  • Trabalhar em equipe e colaborar na elaboração do diário de bordo.