Aula sobre Artistas E Grupos De Musica Estrangeira
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
Objetivo:
Desenvolver a habilidade dos alunos em "Reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais."
Etapa 1 - Contextualização
A música é uma forma de arte que acompanha a humanidade há milhares de anos. Ela é capaz de transmitir emoções, contar histórias e unir pessoas de diferentes culturas e lugares. Sendo assim, vamos conhecer alguns artistas e grupos de música estrangeira que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.Objetivo:
Desenvolver a habilidade dos alunos em "Reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais."
Etapa 2 - Problematização
Apresente o problema central: "Como os artistas e grupos de música estrangeira contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais?".Os alunos, em grupos, devem discutir e elaborar perguntas relacionadas ao problema central.
Etapa 3 - Geração de Alternativas
Os grupos devem pesquisar e selecionar artistas e grupos de música estrangeira que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.Cada grupo deve apresentar suas escolhas e justificar a importância desses artistas e grupos.
Etapa 4 - Solução
Os grupos devem criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. No campo de Solução, os alunos devem apresentar as conclusões e reflexões sobre o papel dos artistas e grupos de música estrangeira no desenvolvimento de formas e gêneros musicais.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma, compartilhando as informações e conclusões obtidas.Etapa 6 - Discussão
Após as apresentações, conduza uma discussão em grupo sobre as contribuições dos artistas e grupos de música estrangeira para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.Etapa 7 - Reflexão
Os alunos devem fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam sobre o conteúdo e como isso pode ser aplicado em suas vidas.Etapa 8 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios de avaliação citado abaixo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e seleção de informações relevantes.
- Estimular a criatividade e a reflexão crítica.
- Promover o trabalho em equipe e a colaboração.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Qualidade e relevância das informações apresentadas.
- Coerência e clareza na apresentação do diário de bordo.
Ações do professor
- Apresentar o problema central e orientar os alunos na elaboração de perguntas.
- Estimular a pesquisa e a seleção de informações relevantes.
- Conduzir a discussão em grupo e avaliar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Pesquisar e selecionar informações relevantes.
- Trabalhar em equipe e colaborar na elaboração do diário de bordo.