Aula sobre Artistas E Grupos De Musica Estrangeira
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A música é uma expressão artística que faz parte do cotidiano de muitas pessoas. Trabalhe com o tema "Artistas e Grupos de Música Estrangeira", que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos irão criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Artistas e Grupos de Música Estrangeira" e explique a importância de reconhecer e apreciar o papel desses músicos no desenvolvimento da música. Em seguida, peça aos alunos que pesquisem sobre um artista ou grupo de música estrangeira de sua escolha.Etapa 2 - Criação do template de avaliação
Os alunos irão criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.Etapa 3 - Pesquisa sobre o artista ou grupo escolhido
Os alunos irão pesquisar sobre o artista ou grupo escolhido e preencher o template de avaliação com as informações encontradas.Etapa 4 - Apresentação dos trabalhos
Os alunos irão apresentar seus trabalhos para a turma e os outros grupos irão avaliar usando o template criado na etapa 2.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após as apresentações, conduza uma discussão em grupo sobre os artistas e grupos apresentados, destacando as contribuições de cada um para a música.Etapa 6 - Reflexão individual
Os alunos irão refletir individualmente sobre o que aprenderam com a atividade e como isso pode ser aplicado em seu cotidiano.Etapa 7 - Feedback do professor
Forneça feedback individual para cada aluno sobre sua participação na atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música estrangeiros no desenvolvimento de formas e gêneros musicais.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade de avaliação por pares.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância de reconhecer e apreciar o papel dos músicos e grupos de música estrangeiros no desenvolvimento da música.
- Conduzir a discussão em grupo sobre os artistas e grupos apresentados.
- Fornecer feedback individual para cada aluno sobre sua participação na atividade.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre um artista ou grupo de música estrangeira de sua escolha.
- Criar um template de avaliação por pares.
- Apresentar seus trabalhos para a turma.
- Avaliar os trabalhos dos outros grupos usando o template criado na etapa 2.
- Refletir individualmente sobre o que aprenderam com a atividade e como isso pode ser aplicado em seu cotidiano.