Aula sobre Artistas E Grupos De Musica Estrangeira
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A música é uma forma de arte que está presente em nossas vidas diariamente. Ela é capaz de nos emocionar, nos fazer dançar e nos conectar com outras pessoas. Sendo assim, vamos conhecer alguns artistas e grupos de música estrangeira que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.
Objetivo:
Desenvolver a habilidade dos alunos em "Reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais."
Etapa 1 - Contextualização
A música é uma forma de arte que está presente em nossas vidas diariamente. Ela é capaz de nos emocionar, nos fazer dançar e nos conectar com outras pessoas. Sendo assim, vamos conhecer alguns artistas e grupos de música estrangeira que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.Objetivo:
Desenvolver a habilidade dos alunos em "Reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais."
Etapa 2 - Check-in
Apresente o tema e peça aos alunos que registrem suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o assunto.Etapa 3 - Apresentação dos artistas e grupos de música estrangeira
Apresente alguns artistas e grupos de música estrangeira que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais. Ele poderá utilizar cartazes, imagens ou até mesmo cantar trechos das músicas para ilustrar a apresentação.Etapa 4 - Discussão em grupos
Os alunos serão divididos em grupos para discutir sobre os artistas e grupos apresentados. Eles deverão registrar suas opiniões e curiosidades sobre cada um deles.Etapa 5 - Apresentação dos grupos
Cada grupo apresentará suas discussões para a turma. Utilize um quadro para registrar as informações mais relevantes sobre cada artista e grupo.Etapa 6 - Atividade prática
Os alunos serão desafiados a criar uma música em grupo, utilizando elementos dos artistas e grupos apresentados. Eles deverão registrar o processo de criação em seus modelos de registro de aprendizagem.Etapa 7 - Check-out
Ao final da atividade, os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam e como isso pode ser aplicado em suas vidas. Eles deverão registrar suas conclusões em seus modelos de registro de aprendizagem.Etapa 8 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos nas discussões em grupo, na criação da música e na reflexão final. Além disso, serão avaliados os registros feitos pelos alunos em seus modelos de registro de aprendizagem.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de reconhecer e apreciar a contribuição de artistas e grupos de música estrangeira para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação de uma música em grupo.
- Desenvolver a habilidade de reflexão sobre o aprendizado e sua aplicação na vida cotidiana.
Critérios de avaliação
- Participação nas discussões em grupo.
- Criação da música em grupo.
- Reflexão final sobre o aprendizado e sua aplicação na vida cotidiana.
Ações do professor
- Apresentar os artistas e grupos de música estrangeira de forma dinâmica e envolvente.
- Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
- Orientar os alunos na criação da música em grupo.
- Estimular a reflexão final sobre o aprendizado e sua aplicação na vida cotidiana.
- Avaliar a participação dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Registrar suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o assunto.
- Participar das discussões em grupo.
- Criar uma música em grupo utilizando elementos dos artistas e grupos apresentados.
- Registrar o processo de criação em seus modelos de registro de aprendizagem.
- Refletir sobre o aprendizado e sua aplicação na vida cotidiana.