Aula sobre Artistas E Grupos De Musica Estrangeira

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A música é uma forma de arte que está presente em nossas vidas diariamente. Ela é capaz de nos emocionar, nos fazer dançar e nos conectar com outras pessoas. Sendo assim, vamos conhecer alguns artistas e grupos de música estrangeira que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.

Objetivo:

Desenvolver a habilidade dos alunos em "Reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais."


  1. Etapa 1 - Contextualização

    A música é uma forma de arte que está presente em nossas vidas diariamente. Ela é capaz de nos emocionar, nos fazer dançar e nos conectar com outras pessoas. Sendo assim, vamos conhecer alguns artistas e grupos de música estrangeira que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.

    Objetivo:

    Desenvolver a habilidade dos alunos em "Reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais."


  2. Etapa 2 - Check-in

    Apresente o tema e peça aos alunos que registrem suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o assunto.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos artistas e grupos de música estrangeira

    Apresente alguns artistas e grupos de música estrangeira que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais. Ele poderá utilizar cartazes, imagens ou até mesmo cantar trechos das músicas para ilustrar a apresentação.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos para discutir sobre os artistas e grupos apresentados. Eles deverão registrar suas opiniões e curiosidades sobre cada um deles.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo apresentará suas discussões para a turma. Utilize um quadro para registrar as informações mais relevantes sobre cada artista e grupo.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Os alunos serão desafiados a criar uma música em grupo, utilizando elementos dos artistas e grupos apresentados. Eles deverão registrar o processo de criação em seus modelos de registro de aprendizagem.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Ao final da atividade, os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam e como isso pode ser aplicado em suas vidas. Eles deverão registrar suas conclusões em seus modelos de registro de aprendizagem.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos nas discussões em grupo, na criação da música e na reflexão final. Além disso, serão avaliados os registros feitos pelos alunos em seus modelos de registro de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer e apreciar a contribuição de artistas e grupos de música estrangeira para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação de uma música em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de reflexão sobre o aprendizado e sua aplicação na vida cotidiana.

Critérios de avaliação

  • Participação nas discussões em grupo.
  • Criação da música em grupo.
  • Reflexão final sobre o aprendizado e sua aplicação na vida cotidiana.

Ações do professor

  • Apresentar os artistas e grupos de música estrangeira de forma dinâmica e envolvente.
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
  • Orientar os alunos na criação da música em grupo.
  • Estimular a reflexão final sobre o aprendizado e sua aplicação na vida cotidiana.
  • Avaliar a participação dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Registrar suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o assunto.
  • Participar das discussões em grupo.
  • Criar uma música em grupo utilizando elementos dos artistas e grupos apresentados.
  • Registrar o processo de criação em seus modelos de registro de aprendizagem.
  • Refletir sobre o aprendizado e sua aplicação na vida cotidiana.