Aula sobre Artistas E Grupos De Musica Estrangeira

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A música é uma das formas de arte mais populares e influentes em todo o mundo. Ela pode ser uma ferramenta poderosa para conectar pessoas de diferentes culturas e países. Sendo assim, vamos explorar alguns dos artistas e grupos de música estrangeira que tiveram um impacto significativo na história da música.

Objetivo:

Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.


  1. Etapa 1 - - Contextualização

    A música é uma das formas de arte mais populares e influentes em todo o mundo. Ela pode ser uma ferramenta poderosa para conectar pessoas de diferentes culturas e países. Sendo assim, vamos explorar alguns dos artistas e grupos de música estrangeira que tiveram um impacto significativo na história da música.

    Objetivo:

    Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.


  2. Etapa 2 - Introdução (10 minutos)

    Apresente o tema e explicar a metodologia da gamificação. Ele irá destacar que os alunos irão criar um mapa de registro sobre artistas e grupos de música estrangeira.

  3. Etapa 3 - Brainstorming (15 minutos)

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar uma lista de artistas e grupos de música estrangeira que eles conhecem. Forneça algumas sugestões para ajudá-los a começar.

  4. Etapa 4 - Seleção (10 minutos)

    Cada grupo irá selecionar um artista ou grupo de música estrangeira para trabalhar.

  5. Etapa 5 - Pesquisa (30 minutos)

    Os alunos irão pesquisar informações sobre o artista ou grupo de música estrangeira selecionado. Eles devem coletar informações sobre a história, estilo musical, influências, discografia, entre outros.

  6. Etapa 6 - Criação do Mapa de Registro (30 minutos)

    Cada grupo irá criar um mapa de registro contendo os campos: nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?. Eles devem usar as informações coletadas na pesquisa para preencher os campos.

  7. Etapa 7 - Apresentação (20 minutos)

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de registro para a turma. Eles devem explicar o artista ou grupo de música estrangeira selecionado e como o jogo criado pode ajudar a reconhecer e apreciar o papel do artista ou grupo de música estrangeira na história da música.

  8. Etapa 8 - Avaliação (10 minutos)

    Avalie a participação dos alunos na atividade e a qualidade dos mapas de registro criados pelos grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de informações.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
  • Promover a apreciação de diferentes estilos musicais e culturas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade.
  • Qualidade do mapa de registro criado pelo grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia da gamificação.
  • Fornecer sugestões para ajudar os alunos a começar a pesquisa.
  • Avaliar a participação dos alunos na atividade e a qualidade dos mapas de registro criados pelos grupos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar uma lista de artistas e grupos de música estrangeira.
  • Selecionar um artista ou grupo de música estrangeira para trabalhar.
  • Pesquisar informações sobre o artista ou grupo de música estrangeira selecionado.