Aula sobre Artistas E Grupos De Musica Estrangeira

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A música é uma forma de arte que nos acompanha em diversos momentos da vida. Ela pode ser usada para expressar sentimentos, contar histórias, transmitir mensagens e muito mais. Sendo assim, vamos conhecer alguns artistas e grupos de música estrangeira que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.

Objetivo:

Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.


  1. Etapa 1 - Contextualização

    A música é uma forma de arte que nos acompanha em diversos momentos da vida. Ela pode ser usada para expressar sentimentos, contar histórias, transmitir mensagens e muito mais. Sendo assim, vamos conhecer alguns artistas e grupos de música estrangeira que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.

    Objetivo:

    Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.


  2. Etapa 2 - Introdução (10 minutos)

    Apresente o tema e os objetivos a serem alcançados. Os alunos fazem uma roda de conversa para compartilhar suas experiências com músicas estrangeiras. Divida a turma em grupos e entrega uma lista de artistas e grupos de música estrangeira para cada grupo.

  3. Etapa 3 - Estação 1 -Pesquisa (20 minutos)

    Cada grupo pesquisa sobre um artista ou grupo de música estrangeira, utilizando livros, revistas e enciclopédias disponíveis. Os alunos preenchem o campo "Que tal" do modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com as informações mais interessantes que encontraram sobre o artista ou grupo pesquisado.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Escuta (20 minutos)

    Prepare uma playlist com músicas de diferentes artistas e grupos de música estrangeira. Os alunos ouvem as músicas e tentam identificar o artista ou grupo que está tocando. Os alunos preenchem o campo "Que bom" do modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com as músicas que mais gostaram.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Análise (20 minutos)

    Entregue uma letra de música de um artista ou grupo de música estrangeira para cada grupo. Cada grupo analisa a letra da música, identificando as mensagens que ela transmite e os sentimentos que ela expressa. Os alunos preenchem o campo "Que pena" do modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com as mensagens mais impactantes que encontraram na letra da música.

  6. Etapa 6 - Estação 4 - Criação (20 minutos)

    Entregue uma folha de papel e lápis de cor para cada grupo. Cada grupo cria uma ilustração que represente a música que ouviram na Estação 2. Os alunos preenchem o campo "Que tal" do modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com a opinião sobre a atividade de criação.

  7. Etapa 7 - Socialização (20 minutos)

    Cada grupo apresenta o resultado das atividades realizadas nas estações. Os alunos preenchem o campo "Que bom" do modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com as apresentações que mais gostaram.

  8. Etapa 8 - Avaliação (10 minutos)

    Entregue o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para cada aluno. Os alunos preenchem o modelo, avaliando a atividade realizada e destacando o que mais gostaram, o que menos gostaram e o que poderia ser melhorado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa.
  • Estimular a criatividade e a imaginação.
  • Desenvolver a habilidade de análise e interpretação de textos e músicas.
  • Estimular o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de expressão oral.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades realizadas nas estações.
  • Qualidade da ilustração criada.
  • Qualidade da apresentação realizada.
  • Cooperação e colaboração no trabalho em grupo.
  • Qualidade da avaliação realizada no modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos de aprendizagem.
  • Dividir a turma em grupos.
  • Entregar a lista de artistas e grupos de música estrangeira para cada grupo.
  • Preparar a playlist de músicas.
  • Orientar e acompanhar as atividades realizadas nas estações.

Ações do aluno

  • Realizar as atividades propostas nas estações.
  • Pesquisar sobre um artista ou grupo de música estrangeira.
  • Ouvir as músicas e identificar os artistas ou grupos que estão tocando.
  • Analisar a letra da música e identificar as mensagens e sentimentos que ela transmite.
  • Criar uma ilustração que represente a música ouvida.