Aula sobre Artistas E Grupos De Musica Estrangeira
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A música é uma forma de arte que nos acompanha em diversos momentos da vida. Ela pode ser usada para expressar sentimentos, contar histórias, transmitir mensagens e muito mais. Sendo assim, vamos conhecer alguns artistas e grupos de música estrangeira que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.
Objetivo:
Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.
Etapa 1 - Contextualização
A música é uma forma de arte que nos acompanha em diversos momentos da vida. Ela pode ser usada para expressar sentimentos, contar histórias, transmitir mensagens e muito mais. Sendo assim, vamos conhecer alguns artistas e grupos de música estrangeira que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.Objetivo:
Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.
Etapa 2 - Introdução (10 minutos)
Apresente o tema e os objetivos a serem alcançados. Os alunos fazem uma roda de conversa para compartilhar suas experiências com músicas estrangeiras. Divida a turma em grupos e entrega uma lista de artistas e grupos de música estrangeira para cada grupo.Etapa 3 - Estação 1 -Pesquisa (20 minutos)
Cada grupo pesquisa sobre um artista ou grupo de música estrangeira, utilizando livros, revistas e enciclopédias disponíveis. Os alunos preenchem o campo "Que tal" do modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com as informações mais interessantes que encontraram sobre o artista ou grupo pesquisado.Etapa 4 - Estação 2 - Escuta (20 minutos)
Prepare uma playlist com músicas de diferentes artistas e grupos de música estrangeira. Os alunos ouvem as músicas e tentam identificar o artista ou grupo que está tocando. Os alunos preenchem o campo "Que bom" do modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com as músicas que mais gostaram.Etapa 5 - Estação 3 - Análise (20 minutos)
Entregue uma letra de música de um artista ou grupo de música estrangeira para cada grupo. Cada grupo analisa a letra da música, identificando as mensagens que ela transmite e os sentimentos que ela expressa. Os alunos preenchem o campo "Que pena" do modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com as mensagens mais impactantes que encontraram na letra da música.Etapa 6 - Estação 4 - Criação (20 minutos)
Entregue uma folha de papel e lápis de cor para cada grupo. Cada grupo cria uma ilustração que represente a música que ouviram na Estação 2. Os alunos preenchem o campo "Que tal" do modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com a opinião sobre a atividade de criação.Etapa 7 - Socialização (20 minutos)
Cada grupo apresenta o resultado das atividades realizadas nas estações. Os alunos preenchem o campo "Que bom" do modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com as apresentações que mais gostaram.Etapa 8 - Avaliação (10 minutos)
Entregue o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para cada aluno. Os alunos preenchem o modelo, avaliando a atividade realizada e destacando o que mais gostaram, o que menos gostaram e o que poderia ser melhorado.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa.
- Estimular a criatividade e a imaginação.
- Desenvolver a habilidade de análise e interpretação de textos e músicas.
- Estimular o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade de expressão oral.
Critérios de avaliação
- Participação nas atividades realizadas nas estações.
- Qualidade da ilustração criada.
- Qualidade da apresentação realizada.
- Cooperação e colaboração no trabalho em grupo.
- Qualidade da avaliação realizada no modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos de aprendizagem.
- Dividir a turma em grupos.
- Entregar a lista de artistas e grupos de música estrangeira para cada grupo.
- Preparar a playlist de músicas.
- Orientar e acompanhar as atividades realizadas nas estações.
Ações do aluno
- Realizar as atividades propostas nas estações.
- Pesquisar sobre um artista ou grupo de música estrangeira.
- Ouvir as músicas e identificar os artistas ou grupos que estão tocando.
- Analisar a letra da música e identificar as mensagens e sentimentos que ela transmite.
- Criar uma ilustração que represente a música ouvida.