Aula sobre Artistas E Grupos De Musica Estrangeira

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A música é uma forma de arte presente em todas as culturas e pode ser utilizada como uma ferramenta para compreender a história, a cultura e a sociedade de um determinado lugar. Sendo assim, vamos explorar artistas e grupos de música estrangeira que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.

Objetivo: Reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.


  1. Etapa 1 - Contextualização

    A música é uma forma de arte presente em todas as culturas e pode ser utilizada como uma ferramenta para compreender a história, a cultura e a sociedade de um determinado lugar. Sendo assim, vamos explorar artistas e grupos de música estrangeira que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.

    Objetivo: Reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.


  2. Etapa 2 - Preparação

    Selecione uma lista de artistas e grupos de música estrangeira que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais. É importante que a lista contenha diferentes estilos musicais e épocas. Compartilhe a lista com os alunos com antecedência.

  3. Etapa 3 - Estudo em casa

    Os alunos devem pesquisar sobre os artistas e grupos de música estrangeira selecionados pelo professor. Eles devem criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se dividir em grupos e discutir o que pesquisaram. Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma.

  5. Etapa 5 - Aprofundamento

    Selecione alguns artistas e grupos de música estrangeira para aprofundar a discussão. Os alunos devem pesquisar mais sobre esses artistas e grupos e compartilhar suas descobertas com a turma.

  6. Etapa 6 - Debate

    Os alunos devem debater sobre a importância desses artistas e grupos de música estrangeira para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.

  7. Etapa 7 - Criação

    Os alunos devem criar uma playlist com músicas dos artistas e grupos de música estrangeira selecionados pelo professor e pesquisados por eles.

  8. Etapa 8 - Apresentação

    Os alunos devem apresentar suas playlists para a turma e justificar as escolhas feitas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística.
  • Promover a valorização da cultura e da diversidade.

Critérios de avaliação

  • Participação nas discussões em grupo.
  • Qualidade do mapa conceitual criado.
  • Coerência da playlist criada.

Ações do professor

  • Selecionar uma lista de artistas e grupos de música estrangeira.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Promover o debate e a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os artistas e grupos de música estrangeira selecionados.
  • Criar um mapa conceitual.
  • Participar das discussões em grupo.