Aula sobre Artistas Expressionistas Van Gogh E Edvard Munch
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
O Expressionismo foi um movimento artístico que surgiu no início do século XX, tendo como principal característica a expressão dos sentimentos e emoções dos artistas. Dois dos mais famosos artistas expressionistas foram Vincent Van Gogh e Edvard Munch. Ambos os artistas foram pioneiros na arte moderna e deixaram um legado na história da arte. Suas obras são icônicas e continuam a inspirar e influenciar artistas até hoje.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
O professor irá apresentar os artistas Van Gogh e Edvard Munch, contextualizando suas obras e características do movimento expressionista. Em seguida, irá propor o problema central: "Como as obras de Van Gogh e Edvard Munch expressam a visão de mundo dos artistas e do movimento expressionista?"Etapa 2 - Pesquisa (20 minutos)
Os alunos irão se dividir em grupos e pesquisar sobre a vida e obra de Van Gogh e Edvard Munch, utilizando livros, enciclopédias, revistas e outros materiais disponíveis na sala de aula. Eles deverão preencher o campo "Problema" do diário de bordo, registrando as principais informações encontradas.Etapa 3 - Análise (20 minutos)
Cada grupo irá escolher uma obra de Van Gogh e uma obra de Edvard Munch para analisar em conjunto. Eles deverão observar detalhes como cores, formas, texturas e expressões, registrando suas impressões no campo "Geração de Alternativas" do diário de bordo.Etapa 4 - Discussão em grupo (20 minutos)
Os grupos irão se reunir para discutir suas análises e comparar as obras escolhidas. O professor irá mediar a discussão, incentivando a troca de ideias e a reflexão sobre as características do movimento expressionista. Os alunos deverão registrar as conclusões no campo "Solução" do diário de bordo.Etapa 5 - Criação (30 minutos)
Cada grupo irá escolher uma das obras analisadas para criar uma releitura, utilizando materiais disponíveis na sala de aula, como lápis de cor, giz de cera, papel sulfite, entre outros. O professor irá orientar e auxiliar os alunos na criação de suas releituras.Etapa 6 - Apresentação (20 minutos)
Cada grupo irá apresentar sua releitura para a turma, explicando as escolhas feitas e as características do movimento expressionista presentes na obra original. O professor irá avaliar a criatividade e a capacidade dos alunos em expressar suas ideias por meio da arte.Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)
O professor irá encerrar a aula fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido e como a metodologia utilizada ajudou os alunos a desenvolver a habilidade proposta. Os alunos deverão registrar suas reflexões finais no diário de bordo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de obras de arte;
- Ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais;
- Cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e análise das obras;
- Criatividade na criação da releitura;
- Capacidade de expressar ideias por meio da arte.
Ações do professor
- Apresentar os artistas e contextualizar suas obras;
- Mediar a discussão em grupo;
- Orientar e auxiliar os alunos na criação das releituras;
- Avaliar a criatividade e a capacidade dos alunos em expressar suas ideias por meio da arte;
- Encerrar a aula fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a vida e obra de Van Gogh e Edvard Munch;
- Analisar obras dos artistas e compará-las em grupo;
- Criar uma releitura de uma das obras analisadas;
- Apresentar a releitura para a turma;
- Registrar as reflexões finais no diário de bordo.