Aula sobre Artistas Expressionistas Van Gogh E Edvard Munch
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
O Expressionismo foi um movimento artístico que surgiu no início do século XX, tendo como principal característica a expressão dos sentimentos e emoções dos artistas. Dois dos mais famosos artistas expressionistas foram Vincent Van Gogh e Edvard Munch. Ambos os artistas foram pioneiros na arte moderna e deixaram um legado na história da arte. Suas obras são icônicas e continuam a inspirar e influenciar artistas até hoje.
Etapa 1 - Organização dos grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique que os alunos irão criar um mapa conceitual para aprofundar o conhecimento sobre os artistas Van Gogh e Edvard Munch.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Cada grupo deverá criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos podem utilizar papel sulfite, canetas coloridas e post-its para criar o mapa.Etapa 4 - Discussão em grupo
Após a criação do mapa, os grupos deverão discutir e aprofundar as informações contidas no mapa, trocando ideias e conhecimentos entre si.Etapa 5 - Apresentação dos mapas
Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias e as relações entre elas.Etapa 6 - Discussão em plenário
Após a apresentação dos mapas, promova uma discussão em plenário sobre as contribuições dos artistas Van Gogh e Edvard Munch para o movimento expressionista.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas;
- Ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais;
- Cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa conceitual;
- Cooperação e colaboração com os colegas de grupo;
- Clareza e organização na apresentação do mapa conceitual.
Ações do professor
- Contextualizar o tema da aula;
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual;
- Promover a discussão em grupo e em plenário.
Ações do aluno
- Criar o mapa conceitual;
- Discutir e aprofundar as informações contidas no mapa com os colegas de grupo;
- Apresentar o mapa conceitual para a turma e participar da discussão em plenário.