Aula sobre Artistas Expressionistas Van Gogh E Edvard Munch

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O Expressionismo foi um movimento artístico que surgiu no início do século XX, tendo como principal característica a expressão dos sentimentos e emoções dos artistas. Dois dos mais famosos artistas expressionistas foram Vincent Van Gogh e Edvard Munch. Ambos os artistas foram pioneiros na arte moderna e deixaram um legado na história da arte. Suas obras são icônicas e continuam a inspirar e influenciar artistas até hoje.

  1. Etapa 1 - Organização dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique que os alunos irão criar um mapa conceitual para aprofundar o conhecimento sobre os artistas Van Gogh e Edvard Munch.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Cada grupo deverá criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos podem utilizar papel sulfite, canetas coloridas e post-its para criar o mapa.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após a criação do mapa, os grupos deverão discutir e aprofundar as informações contidas no mapa, trocando ideias e conhecimentos entre si.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias e as relações entre elas.

  6. Etapa 6 - Discussão em plenário

    Após a apresentação dos mapas, promova uma discussão em plenário sobre as contribuições dos artistas Van Gogh e Edvard Munch para o movimento expressionista.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas;
  • Ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais;
  • Cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual;
  • Cooperação e colaboração com os colegas de grupo;
  • Clareza e organização na apresentação do mapa conceitual.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema da aula;
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual;
  • Promover a discussão em grupo e em plenário.

Ações do aluno

  • Criar o mapa conceitual;
  • Discutir e aprofundar as informações contidas no mapa com os colegas de grupo;
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma e participar da discussão em plenário.