Aula sobre Artistas Expressionistas Van Gogh E Edvard Munch

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O expressionismo é um movimento artístico que surgiu no final do século XIX e início do século XX, que se caracteriza pela expressão dos sentimentos e emoções do artista em suas obras. Van Gogh e Munch são dois dos principais representantes desse movimento.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor irá apresentar a temática da aula e os objetivos a serem alcançados. Os alunos serão incentivados a expressar suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    O professor irá apresentar um estudo de caso sobre a vida e obra de Van Gogh e Munch, utilizando recursos como livros e imagens impressas. Os alunos serão incentivados a fazer anotações e a participar ativamente da discussão.

  3. Etapa 3 - Criação do infográfico

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de criar um infográfico sobre a vida e obra de um dos artistas estudados. O infográfico deverá conter lacunas a serem preenchidas com informações relevantes sobre o artista. O professor irá fornecer materiais como cartolinas, lápis de cor e canetas.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os grupos irão pesquisar informações sobre o artista escolhido, utilizando recursos como livros e enciclopédias. O professor irá orientar e auxiliar os alunos na pesquisa.

  5. Etapa 5 - Preenchimento do infográfico

    Os grupos irão preencher as lacunas do infográfico com as informações pesquisadas. O professor irá acompanhar e orientar os alunos durante essa etapa.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu infográfico para a turma, explicando as informações contidas e destacando os principais aspectos da vida e obra do artista estudado.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    O professor irá avaliar a participação dos alunos durante a aula, a qualidade do infográfico produzido e a apresentação realizada. Os critérios de avaliação serão definidos previamente e apresentados aos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de informações sobre artistas expressionistas;
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos;
  • Ampliar o repertório imagético e cultural dos estudantes.

Critérios de avaliação

  • Participação e engajamento dos alunos durante a aula;
  • Qualidade do infográfico produzido;
  • Clareza e objetividade na apresentação realizada.

Ações do professor

  • Apresentar a temática da aula e os objetivos a serem alcançados;
  • Orientar e auxiliar os alunos na pesquisa e criação do infográfico;
  • Avaliar a participação dos alunos e a qualidade do trabalho produzido.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e das atividades propostas;
  • Realizar a pesquisa e preencher as lacunas do infográfico com informações relevantes;
  • Apresentar o infográfico para a turma de forma clara e objetiva.