Aula sobre Artistas Expressionistas Van Gogh E Edvard Munch

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O Expressionismo foi um movimento artístico que surgiu no início do século XX, tendo como principal característica a expressão dos sentimentos e emoções dos artistas. Dois dos mais famosos artistas expressionistas foram Vincent Van Gogh e Edvard Munch. Ambos os artistas foram pioneiros na arte moderna e deixaram um legado na história da arte. Suas obras são icônicas e continuam a inspirar e influenciar artistas até hoje.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor irá apresentar o tema da aula e contextualizar o movimento expressionista, explicando suas características e influências. Em seguida, irá apresentar as obras de Van Gogh e Edvard Munch, destacando suas principais características e importância no movimento.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor. O professor irá explicar as funções de cada grupo e como será o processo de debate.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os grupos defensor e opositor irão pesquisar sobre as obras de Van Gogh e Edvard Munch, buscando informações sobre o contexto histórico, as técnicas utilizadas, os temas abordados, entre outros aspectos relevantes. Durante o debate, irão apresentar seus argumentos (contra ou a favor) sobre as obras dos artistas, baseados em suas pesquisas. A banca julgadora irá avaliar os argumentos e decidir qual grupo apresentou os melhores argumentos.

  4. Etapa 4 - Análise das obras

    Após o debate, os alunos irão analisar as obras de Van Gogh e Edvard Munch, identificando as características do movimento expressionista presentes nas obras e comparando as obras dos dois artistas.

  5. Etapa 5 - Produção artística

    Os alunos irão produzir uma obra de arte inspirada no movimento expressionista, utilizando técnicas como lápis de cor, giz pastel, pintura a guache, entre outras.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    O professor irá avaliar a participação dos alunos no debate, a qualidade das pesquisas realizadas, a análise das obras e a produção artística.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa, apreciação e análise de formas distintas das artes visuais.
  • Ampliar o repertório imagético dos alunos, através do contato com obras de artistas importantes do movimento expressionista.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate, através do Modelo de Debate Crítico.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate e na análise das obras.
  • Qualidade das pesquisas realizadas sobre as obras dos artistas.
  • Criatividade e qualidade da produção artística.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar o movimento expressionista.
  • Dividir os alunos em grupos e explicar as funções de cada grupo.
  • Orientar os alunos na pesquisa, análise das obras e produção artística.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate e da análise das obras.
  • Realizar pesquisas sobre as obras de Van Gogh e Edvard Munch.
  • Produzir uma obra de arte inspirada no movimento expressionista.