Aula sobre Artistas Expressionistas Van Gogh E Edvard Munch

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A arte expressionista surgiu no início do século XX, na Europa, como uma forma de expressar as emoções e os sentimentos dos artistas. Van Gogh e Edvard Munch são dois dos principais representantes desse movimento artístico. Van Gogh é conhecido por suas pinceladas fortes e cores vibrantes, enquanto Munch é conhecido por suas obras que retratam a angústia e o sofrimento humano.

Objetivo:

Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.


  1. Etapa 1 - Preparação

    O professor deverá selecionar imagens das obras de Van Gogh e Edvard Munch e disponibilizá-las para os alunos em um ambiente virtual. Os alunos deverão pesquisar sobre a vida e obra desses artistas e anotar as informações relevantes em um caderno.

  2. Etapa 2 - Discussão em Grupo

    Os alunos deverão se reunir em grupos para discutir as informações pesquisadas sobre os artistas. Cada grupo deverá escolher uma obra de Van Gogh e uma obra de Edvard Munch para apresentar para a turma.

  3. Etapa 3 - Apresentação das Obras

    Cada grupo deverá apresentar as obras escolhidas para a turma, destacando as principais características das obras e as emoções e sentimentos transmitidos pelos artistas.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  5. Etapa 5 - Preenchimento do Template

    Os alunos deverão preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs, avaliando a atividade e as apresentações dos colegas.

  6. Etapa 6 - Discussão em Grupo

    Os alunos deverão se reunir em grupos para discutir as avaliações feitas no template de Dinâmica dos 3 Qs. Cada grupo deverá apresentar as principais conclusões para a turma.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor deverá fazer uma conclusão sobre a atividade, destacando os principais aprendizados e a importância da arte expressionista na história da arte.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e organização de informações;
  • Ampliar o repertório imagético dos alunos;
  • Estimular a curiosidade e o interesse pela arte expressionista;
  • Estimular a troca de informações e ideias entre os alunos;
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica das obras dos artistas;

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa;
  • Organização das informações em um caderno;
  • Identificação das principais características das obras dos artistas;
  • Escolha adequada das obras para apresentação;
  • Clareza e objetividade na apresentação;

Ações do professor

  • Selecionar imagens das obras dos artistas;
  • Disponibilizar as imagens em um ambiente virtual;
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre a vida e obra dos artistas;
  • Estimular a discussão em grupo;
  • Auxiliar os alunos na escolha das obras para apresentação;

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a vida e obra de Van Gogh e Edvard Munch;
  • Anotar as informações relevantes em um caderno;
  • Participar ativamente da pesquisa;
  • Escolher as obras para apresentação;
  • Identificar as principais características das obras escolhidas;