Aula sobre Arvore De Possibilidades

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Inicie a aula citando aos alunos que a árvore de possibilidades é uma ferramenta matemática que ajuda a calcular a probabilidade de eventos futuros. Ela é muito utilizada em jogos de azar, como roleta e baralho, mas também pode ser aplicada em situações cotidianas, como escolher uma roupa para vestir ou decidir qual caminho seguir para chegar a um determinado lugar. Nesta aula, os alunos aprenderão a construir uma árvore de possibilidades e a calcular a probabilidade de eventos com base nela.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique como a árvore de possibilidades pode servir para calcular a probabilidade de eventos futuros. Em seguida, peça para que os alunos façam uma roda de conversa para compartilhar suas experiências com jogos de azar e situações cotidianas em que precisaram tomar decisões baseadas em probabilidades.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desejos de uma pessoa que precisa decidir baseada em probabilidades. Eles preencherão os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Em seguida, cada grupo apresentará seu mapa para a turma.

  3. Etapa 3 - Construção da árvore de possibilidades

    Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos e entregue a eles uma situação-problema para resolver utilizando a árvore de possibilidades. Eles deverão construir a árvore e calcular a probabilidade de cada evento. Circule pela sala para tirar dúvidas e orientar os alunos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo apresentará sua árvore de possibilidades e os resultados obtidos para a turma. Estimule a discussão sobre as diferentes estratégias utilizadas pelos grupos e as possíveis variações nos resultados.

  5. Etapa 5 - Exercícios individuais

    Os alunos farão exercícios individuais para fixar o conteúdo aprendido. Disponibilize uma lista de situações-problema para que os alunos construam suas próprias árvores de possibilidades e calculem as probabilidades de cada evento.

  6. Etapa 6 - Reflexão final

    Peça para os alunos refletirem sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em situações cotidianas. Incentive a participação de todos e faça um fechamento da aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos com base na construção do espaço amostral.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a reflexão sobre a aplicação do conhecimento matemático em situações cotidianas.

Critérios de avaliação

  • Construção correta da árvore de possibilidades.
  • Cálculo correto das probabilidades de cada evento.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Resolução correta dos exercícios individuais.
  • Reflexão coerente sobre a aplicação do conhecimento em situações cotidianas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar como a árvore de possibilidades pode ser útil.
  • Orientar os alunos na construção da árvore de possibilidades e no cálculo das probabilidades.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Disponibilizar exercícios individuais para fixação do conteúdo.
  • Fazer um fechamento da aula e incentivar a reflexão sobre a aplicação do conhecimento em situações cotidianas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Construir corretamente a árvore de possibilidades e calcular as probabilidades de cada evento.
  • Resolver corretamente os exercícios individuais.
  • Contribuir para a reflexão sobre a aplicação do conhecimento em situações cotidianas.
  • Colaborar com os colegas e respeitar as diferenças de opinião.