Aula sobre Arvore De Possibilidades

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Inicie a aula explicando aos alunos que, a árvore de possibilidades é uma ferramenta matemática que ajuda a calcular a probabilidade de eventos. Ela é muito utilizada em situações cotidianas, como em jogos de azar, em apostas esportivas e até mesmo em decisões pessoais, como escolher qual caminho seguir em uma viagem. Cite que, nesta aula, os alunos aprenderão a construir uma árvore de possibilidades e a calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é a árvore de possibilidades e como ela pode ser utilizada para calcular a probabilidade de eventos. Em seguida, apresente exemplos práticos de situações cotidianas em que a árvore de possibilidades é utilizada.

  2. Etapa 2 - Construção da árvore de possibilidades

    Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos e diga a eles uma situação-problema para construir a árvore de possibilidades. Oriente os alunos na construção da árvore e na identificação dos eventos.

  3. Etapa 3 - Cálculo da probabilidade

    Com a árvore de possibilidades construída, os alunos deverão calcular a probabilidade de cada evento utilizando o princípio multiplicativo. Auxilie os alunos na realização dos cálculos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos deverão apresentar suas árvores de possibilidades e os cálculos de probabilidade realizados. Em seguida, inicie uma discussão em grupo sobre as diferentes estratégias utilizadas pelos grupos e as possíveis variações nos resultados. Incentive a participação de todos os alunos.

  5. Etapa 5 - Aplicação em situações cotidianas

    Desafie os alunos a aplicarem a árvore de possibilidades em situações cotidianas, como em jogos de azar ou em decisões pessoais. Oriente os alunos na identificação dos eventos e no cálculo da probabilidade.

  6. Etapa 6 - Registro de aprendizagem

    Os alunos criarão um template de registro de aprendizagem com os campos de ‘Check-in’ e ‘Check-out’ para desenvolver o tema e seus subtópicos. Guie os alunos na criação do _template_ e na reflexão sobre o que foi aprendido na aula.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma breve síntese da aula e reforce os principais conceitos aprendidos durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos utilizando a árvore de possibilidades e o princípio multiplicativo.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre a aplicação da árvore de possibilidades em situações cotidianas.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Construção correta da árvore de possibilidades.
  • Cálculo correto da probabilidade dos eventos.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Aplicação correta da árvore de possibilidades em situações cotidianas.
  • Reflexão adequada sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na construção da árvore de possibilidades.
  • Auxiliar os alunos no cálculo da probabilidade dos eventos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Orientar os alunos na aplicação da árvore de possibilidades em situações cotidianas.
  • Orientar os alunos na criação do _template_ de registro de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da construção da árvore de possibilidades.
  • Realizar o cálculo correto da probabilidade dos eventos.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Aplicar corretamente a árvore de possibilidades em situações cotidianas.
  • Refletir adequadamente sobre o que foi aprendido na aula.