Aula sobre Arvore De Possibilidades

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Fale que a árvore de possibilidades é uma ferramenta matemática que ajuda a calcular a probabilidade de eventos. Ela é muito utilizada em situações cotidianas, como em jogos de azar, em apostas esportivas e até mesmo em decisões pessoais, como escolher qual caminho seguir em uma viagem. Mostre aos alunos que, nesta aula, eles aprenderão a construir uma árvore de possibilidades e a calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é a árvore de possibilidades e como ela pode ser utilizada para calcular a probabilidade de eventos. Em seguida, apresente exemplos práticos de situações cotidianas em que a árvore de possibilidades é utilizada.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Construção da árvore de possibilidades

    Os alunos irão trabalhar em grupos de 3 a 5 alunos em todas as estações. Peça que cada estudante escolha seu grupo. Nesta estação, cada grupo será responsável por construir uma árvore de possibilidades para um evento específico. Forneça os dados necessários para a construção da árvore e os alunos deverão trabalhar em conjunto para montá-la.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Cálculo da probabilidade

    Nesta estação, os alunos deverão calcular a probabilidade de um evento específico utilizando a árvore de possibilidades construída na estação anterior. Forneça os dados necessários para o cálculo e os alunos deverão trabalhar em conjunto para chegar ao resultado.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Aplicação prática

    Nesta estação, os estudantes serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por aplicar a árvore de possibilidades em uma situação cotidiana. Forneça um exemplo prático e os alunos deverão trabalhar em conjunto para construir a árvore de possibilidades e calcular a probabilidade do evento.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em seu grupo para discutirem as atividades realizadas nas estações fazendo tópicos do que aprenderam com a atividade. Medie a discussão e incentive os alunos a compartilharem suas conclusões e dúvidas.

  6. Etapa 6 - Aplicação prática

    Faça uma revisão dos conceitos aprendidos e proponha um desafio para os alunos resolverem utilizando a árvore de possibilidades.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma breve revisão do que foi aprendido na aula e incentive os alunos a continuarem explorando o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos utilizando a árvore de possibilidades.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Aplicar a metodologia ativa Rotação por estações para tornar a aula mais dinâmica e participativa.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em construir a árvore de possibilidades de forma correta.
  • Precisão no cálculo da probabilidade utilizando a árvore de possibilidades.
  • Participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o conceito de árvore de possibilidades.
  • Orientar os alunos durante as atividades em grupo.
  • Estimular a participação de todos os alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa.
  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Demonstrar habilidade no cálculo da probabilidade utilizando a árvore de possibilidades.