Aula sobre Arvore De Possibilidades

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Inicie a aula falando para os estudantes que a árvore de possibilidades é uma ferramenta matemática que ajuda a calcular a probabilidade de eventos. Ela é muito utilizada em situações cotidianas, como em jogos de azar, em apostas esportivas e até mesmo em decisões pessoais, como escolher qual caminho seguir em uma viagem. Diga também que, nesta aula, os alunos irão aprender a construir uma árvore de possibilidades e a calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Envie para os alunos um vídeo ou texto que explique o conceito de árvore de possibilidades e disponibilize para os alunos assistirem ou lerem antes da aula. O texto deve ser simples e objetivo, com exemplos práticos. Os alunos devem fazer anotações e levantar dúvidas para serem discutidas em sala de aula.

  2. Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs

    Na sala de aula, os alunos devem criar um _template_ de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom!”, “Que pena!”, “Que tal?!”. Explique como funciona a dinâmica e como ela será utilizada para avaliar a atividade.

  3. Etapa 3 - Exposição do conteúdo

    Faça uma exposição sobre o conteúdo, utilizando exemplos práticos de árvore de possibilidades com ilustrações para facilitar a compreensão dos alunos. Peça para que os alunos acompanharem e fazerem anotações que julgarem necessárias para o desenvolvimento da atividade.

  4. Etapa 4 - Resolução de Problemas

    Forneça papel, caneta, lápis e borracha para os alunos fazerem exercícios que envolvamárvore de possibilidades, ou seja, cálculo de probabilidade de eventos. Isso será feito em grupo, utilizando os conceitos aprendidos na exposição. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar os resultados dos exercícios e explicar como chegou às respostas. Avalie a apresentação e dê feedbacks. Incentive a discussão entre os grupos.

  6. Etapa 6 - Reflexão sobre a atividade

    Os alunos devem utilizar o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade e refletir sobre o que aprenderam. Colete os _templates_ e avalie a reflexão dos alunos.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Envie uma tarefa de casa para que os alunos pratiquem os conceitos aprendidos na aula. Esse também é o momento para o professor avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e dar um feedback construtivo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos utilizando a árvore de possibilidades.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do _template_.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em criar um _template_ claro e organizado.
  • Habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos utilizando a árvore de possibilidades.
  • Participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do _template_.
  • Apresentar exemplos práticos de como utilizar a árvore de possibilidades.
  • Circular pela sala para auxiliar e tirar dúvidas dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um _template_ claro e organizado.
  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Calcular a probabilidade de eventos utilizando a árvore de possibilidades.