Aula sobre As Camadas Da Terra

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


As camadas da Terra é um tema importante para os estudantes do 6º ano do ensino fundamental, pois permite que eles compreendam melhor a estrutura do planeta e como ele funciona. É possível encontrar exemplos desse tema em vulcões, terremotos e movimentos das placas tectônicas. Nesta aula, a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos será aplicada, permitindo que os alunos sejam protagonistas do seu próprio aprendizado.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique sobre as camadas da Terra, suas características e funções. Utilize imagens e vídeos para tornar a explicação mais clara.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo receberá a tarefa de criar um template de avaliação por pares, com os critérios: “avaliação organização do grupo”, “construção dos argumentos”, “apresentação e comunicação" e " desempenho geral".

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Oriente cada grupo a realizar uma pesquisa sobre um dos subtópicos relacionados às camadas da Terra, como: crosta terrestre, manto ou o núcleo. Eles devem coletar informações sobre o tema, identificar as principais características e apresentar exemplos práticos.

  4. Etapa 4 - Construção do template

    Com base nas informações coletadas, os grupos devem construir o template de avaliação por pares, seguindo os critérios definidos pelo professor. Eles devem se concentrar em criar um modelo claro e objetivo, que possa ser usado para avaliar o desempenho dos outros grupos.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar seu template para a turma, explicando como ele funciona e como os critérios de avaliação foram definidos. Em seguida, os grupos devem avaliar o desempenho dos outros grupos, utilizando o template criado.

  6. Etapa 6 - Discussão e reflexão

    Promova uma discussão com a turma sobre o que foi aprendido, os desafios encontrados, as dúvidas e as reflexões. É importante que os estudantes possam compartilhar suas experiências e opiniões.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Finalize essa aula promovendo uma autoavaliação com a turma. Estimule-os a relatar a experiência a partir da metodologia utilizada, bem como o aprendizado adquirido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "escrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos."
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os estudantes.
  • Promover a autonomia e a responsabilidade dos alunos em relação ao seu próprio aprendizado.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os estudantes na formação dos grupos e na criação do template de avaliação por pares.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos.
  • Promover a discussão e a reflexão sobre o que foi aprendido.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o subtópico atribuído ao grupo.
  • Criar o template de avaliação por pares, seguindo os critérios definidos pelo professor.
  • Apresentar o template para a turma e avaliar o desempenho dos outros grupos.
  • Participar da discussão e da reflexão sobre o que foi aprendido.