Aula sobre As Camadas Da Terra

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta aula, iremos aprender sobre as camadas da Terra e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos. Esse conhecimento é fundamental para entendermos como funciona o nosso planeta e como ele influencia nossa vida cotidiana. Por exemplo, as camadas da Terra são responsáveis pela formação de montanhas, terremotos e vulcões, e também pela formação de solos e pela distribuição de água no planeta. Além disso, entender as camadas da Terra nos ajuda a compreender como a atmosfera funciona e como ela afeta nosso clima. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, que nos ajudará a criar um mapa de empatia para entendermos melhor o assunto.

  1. Etapa 1 - Apresentação

    Apresente o tema da aula epergunte aos alunos o que eles já sabem sobre as camadas da Terra. Para contextualizar esse momento inicial, mostre imagens e notícias que retratem fenômenos ligados à dinâmica da litosfera, como formação de montanhas, tsunamis, terremotos, formação das ilhas e cordilheiras. Todas essas informações serão importantes para criação do mapa de empatia.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia sobre as camadas da Terra, preenchendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Os alunos poderão trabalhar em grupos de até quatro pessoas.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os grupos irão apresentar seus mapas de empatia e discutir em conjunto as principais ideias e conceitos sobre as camadas da Terra.

  4. Etapa 4 - Atividade prática

    Organizados em grupos, os alunos irão realizar uma atividade prática para entender melhor as camadas da Terra. Sugira a construção de um modelo em argila ou a observação de imagens e vídeos.

  5. Etapa 5 - Debate

    Após a realização da atividade prática, os alunos irão debater em grupo sobre a relação entre as camadas da Terra e a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Faça uma síntese dos principais conceitos abordados na aula e pergunte aos alunos o que eles aprenderam de novo sobre as camadas da Terra.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos na atividade prática e nas discussões em grupo, atribuindo um conceito para compor o conceito final.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "escrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos".
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos por meio da metodologia ativa Design Thinking.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de analisar e sintetizar informações sobre as camadas da Terra.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade prática e na discussão em grupo.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.
  • Capacidade de análise e síntese dos conceitos abordados na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia sobre as camadas da Terra.
  • Participar ativamente da atividade prática e da discussão em grupo.
  • Analisar e sintetizar as informações sobre as camadas da Terra.