Aula sobre As Camadas Da Terra
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
As camadas da Terra são um tema fundamental para a compreensão da Geografia e da ciência em geral. É importante que os alunos entendam como a Terra é estruturada e como isso influencia na sua dinâmica e nos fenômenos naturais que ocorrem nela. Além disso, é possível apresentar exemplos práticos, como a formação de vulcões e terremotos, para tornar o assunto mais interessante e envolvente. Nesta aula, a metodologia ativa Ensino Híbrido será aplicada, com a criação de um template de registro de aprendizagem pelos alunos, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e seus objetivos para a turma, contextualizando a importância do assunto para a Geografia e para a ciência em geral. Os alunos farão o check-in em seus templates de registro de aprendizagem.Etapa 2 - Exploração
Apresente as camadas da Terra e suas características, utilizando imagens e vídeos para ilustrar o tema. Oriente os alunos nas anotações em seus templates de registro de aprendizagem.Etapa 3 - Atividade prática
Divida a turma em grupos e entregue um material com orientações de como criar uma maquete sobre as camadas da Terra. Eles deverão identificar cada camada e suas características. Os alunos farão anotações em seus templates de registro de aprendizagem.Etapa 4 - Socialização
Cada grupo apresentará sua maquete para a turma, explicando as camadas da Terra e suas características. Os alunos farão anotações em seus templates de registro de aprendizagem.Etapa 5 - Discussão
Promovauma discussão com a turma sobre a importância das camadas da Terra e como elas influenciam na dinâmica do planeta. Os alunos farão anotações em seus templates de registro de aprendizagem.Etapa 6 - Síntese
Os alunos farão o check-out em seus templates de registro de aprendizagem, resumindo o que aprenderam sobre as camadas da Terra e como elas influenciam na dinâmica do planeta.Etapa 7 - Avaliação
Realize uma avaliação formativa, utilizando os templates de registro de aprendizagem dos alunos e observando a participação e o desempenho de cada um na atividade prática.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "escrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos."
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Aplicar a metodologia ativa Ensino Híbrido, utilizando a criação de templates de registro de aprendizagem pelos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Qualidade da maquete criada pelo grupo.
- Clareza na apresentação da maquete e das características das camadas da Terra.
- Capacidade de síntese e registro das informações aprendidas no template de registro de aprendizagem.
- Participação e desempenho na avaliação formativa.
Ações do professor
- Apresentar o tema e seus objetivos para a turma.
- Contextualizar a importância do assunto para a Geografia e para a ciência em geral.
- Utilizar imagens e vídeos para ilustrar o tema.
- Dividir os alunos em grupos para a atividade prática.
- Fazer uma avaliação formativa ao final da aula.
Ações do aluno
- Fazer o check-in em seus templates de registro de aprendizagem.
- Fazer anotações em seus templates de registro de aprendizagem durante a exploração do tema.
- Identificar as camadas da Terra e suas características na atividade prática.
- Apresentar a maquete do grupo para a turma.
- Fazer o check-out em seus templates de registro de aprendizagem, resumindo o que aprenderam sobre as camadas da Terra e como elas influenciam na dinâmica do planeta.