Aula sobre As Camadas Da Terra

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


As camadas da Terra são um tema fundamental para a compreensão da Geografia e da ciência em geral. É importante que os alunos entendam como a Terra é estruturada e como isso influencia na sua dinâmica e nos fenômenos naturais que ocorrem nela. Além disso, é possível apresentar exemplos práticos, como a formação de vulcões e terremotos, para tornar o assunto mais interessante e envolvente. Nesta aula, a metodologia ativa Ensino Híbrido será aplicada, com a criação de um template de registro de aprendizagem pelos alunos, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e seus objetivos para a turma, contextualizando a importância do assunto para a Geografia e para a ciência em geral. Os alunos farão o check-in em seus templates de registro de aprendizagem.

  2. Etapa 2 - Exploração

    Apresente as camadas da Terra e suas características, utilizando imagens e vídeos para ilustrar o tema. Oriente os alunos nas anotações em seus templates de registro de aprendizagem.

  3. Etapa 3 - Atividade prática

    Divida a turma em grupos e entregue um material com orientações de como criar uma maquete sobre as camadas da Terra. Eles deverão identificar cada camada e suas características. Os alunos farão anotações em seus templates de registro de aprendizagem.

  4. Etapa 4 - Socialização

    Cada grupo apresentará sua maquete para a turma, explicando as camadas da Terra e suas características. Os alunos farão anotações em seus templates de registro de aprendizagem.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Promovauma discussão com a turma sobre a importância das camadas da Terra e como elas influenciam na dinâmica do planeta. Os alunos farão anotações em seus templates de registro de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Os alunos farão o check-out em seus templates de registro de aprendizagem, resumindo o que aprenderam sobre as camadas da Terra e como elas influenciam na dinâmica do planeta.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Realize uma avaliação formativa, utilizando os templates de registro de aprendizagem dos alunos e observando a participação e o desempenho de cada um na atividade prática.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "escrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos."
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Aplicar a metodologia ativa Ensino Híbrido, utilizando a criação de templates de registro de aprendizagem pelos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade da maquete criada pelo grupo.
  • Clareza na apresentação da maquete e das características das camadas da Terra.
  • Capacidade de síntese e registro das informações aprendidas no template de registro de aprendizagem.
  • Participação e desempenho na avaliação formativa.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus objetivos para a turma.
  • Contextualizar a importância do assunto para a Geografia e para a ciência em geral.
  • Utilizar imagens e vídeos para ilustrar o tema.
  • Dividir os alunos em grupos para a atividade prática.
  • Fazer uma avaliação formativa ao final da aula.

Ações do aluno

  • Fazer o check-in em seus templates de registro de aprendizagem.
  • Fazer anotações em seus templates de registro de aprendizagem durante a exploração do tema.
  • Identificar as camadas da Terra e suas características na atividade prática.
  • Apresentar a maquete do grupo para a turma.
  • Fazer o check-out em seus templates de registro de aprendizagem, resumindo o que aprenderam sobre as camadas da Terra e como elas influenciam na dinâmica do planeta.