Aula sobre As Camadas Da Terra
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
As camadas da Terra são um tema importante para a compreensão da estrutura do planeta em que vivemos. Essas camadas são compostas por diferentes materiais e possuem características distintas que influenciam em diversos aspectos da vida na Terra, como o clima, a formação de montanhas e vulcões, entre outros. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual os alunos serão divididos em grupos e escolherão um tema para apresentar, identificarão um problema, farão levantamento de dados, análise do contexto, comparação de dados e apresentarão soluções. A atividade final será a criação de infográficos que poderão ser distribuídos na comunidade.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando as camadas da Terra e suas características. Promova uma discussão em sala de aula para que os alunos compreendam a importância do tema e como ele está presente em nosso cotidiano.Etapa 2 - Divisão em grupos
Divida a turma em grupos e oriente-os aescolher um tema relacionado às camadas da Terra para apresentar. A partir do tema escolhido, cada grupo identificará um problema a ser estudado.Etapa 3 - Levantamento de dados
A partir do problema que deverá ser estudado, os grupos deverão fazer pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o problema escolhido.Etapa 4 - Análise dos dados
Concluindo as pesquisas e entrevistas, os grupos deverão analisar os dados obtidos.Etapa 5 - Análise do contexto
A partir da análise dos dados, associados ao contexto do problema, oriente-os a identificar suas causas e possíveis soluções.Etapa 6 - Soluções
Os grupos deverão apresentar soluções para o problema estudado e criar um infográfico que poderá ser distribuído na comunidade ou fixado em um ambiente de grande circulação da escola.Etapa 7 - Apresentação
Os grupos farão a apresentação de seus infográficos para a turma, explicando o problema estudado, as soluções apresentadas e como o infográfico pode contribuir para a disseminação da informação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar problemas relacionados às camadas da Terra.
- Estimular a pesquisa e a coleta de dados por meio de entrevistas e pesquisas.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar o contexto e comparar dados.
- Estimular a criatividade e a produção de infográficos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em apresentar soluções para problemas relacionados às camadas da Terra.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na atividade.
- Coleta de dados por meio de entrevistas e pesquisas.
- Análise do contexto e comparação de dados.
- Apresentação das soluções para o problema estudado.
- Qualidade do infográfico produzido.
Ações do professor
- Apresentar as camadas da Terra e suas características.
- Dividir os alunos em grupos e auxiliá-los na escolha do tema.
- Orientar os alunos na coleta de dados e análise do contexto.
- Auxiliar os alunos na produção do infográfico.
- Avaliar as atividades e dar feedback aos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da atividade.
- Escolher um tema relacionado às camadas da Terra e um problema a ser estudado.
- Fazer pesquisas e entrevistas para coletar dados.
- Analisar o contexto e comparar dados.
- Apresentar soluções para o problema estudado e produzir um infográfico.