Aula sobre As Camadas Da Terra

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


As camadas da Terra são um tema importante para a compreensão da estrutura do planeta em que vivemos. Essas camadas são compostas por diferentes materiais e possuem características distintas que influenciam em diversos aspectos da vida na Terra, como o clima, a formação de montanhas e vulcões, entre outros. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual os alunos serão divididos em grupos e escolherão um tema para apresentar, identificarão um problema, farão levantamento de dados, análise do contexto, comparação de dados e apresentarão soluções. A atividade final será a criação de infográficos que poderão ser distribuídos na comunidade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando as camadas da Terra e suas características. Promova uma discussão em sala de aula para que os alunos compreendam a importância do tema e como ele está presente em nosso cotidiano.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos e oriente-os aescolher um tema relacionado às camadas da Terra para apresentar. A partir do tema escolhido, cada grupo identificará um problema a ser estudado.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    A partir do problema que deverá ser estudado, os grupos deverão fazer pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o problema escolhido.

  4. Etapa 4 - Análise dos dados

    Concluindo as pesquisas e entrevistas, os grupos deverão analisar os dados obtidos.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    A partir da análise dos dados, associados ao contexto do problema, oriente-os a identificar suas causas e possíveis soluções.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Os grupos deverão apresentar soluções para o problema estudado e criar um infográfico que poderá ser distribuído na comunidade ou fixado em um ambiente de grande circulação da escola.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Os grupos farão a apresentação de seus infográficos para a turma, explicando o problema estudado, as soluções apresentadas e como o infográfico pode contribuir para a disseminação da informação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar problemas relacionados às camadas da Terra.
  • Estimular a pesquisa e a coleta de dados por meio de entrevistas e pesquisas.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar o contexto e comparar dados.
  • Estimular a criatividade e a produção de infográficos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em apresentar soluções para problemas relacionados às camadas da Terra.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade.
  • Coleta de dados por meio de entrevistas e pesquisas.
  • Análise do contexto e comparação de dados.
  • Apresentação das soluções para o problema estudado.
  • Qualidade do infográfico produzido.

Ações do professor

  • Apresentar as camadas da Terra e suas características.
  • Dividir os alunos em grupos e auxiliá-los na escolha do tema.
  • Orientar os alunos na coleta de dados e análise do contexto.
  • Auxiliar os alunos na produção do infográfico.
  • Avaliar as atividades e dar feedback aos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade.
  • Escolher um tema relacionado às camadas da Terra e um problema a ser estudado.
  • Fazer pesquisas e entrevistas para coletar dados.
  • Analisar o contexto e comparar dados.
  • Apresentar soluções para o problema estudado e produzir um infográfico.