Aula sobre As Camadas Da Terra

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


As camadas da Terra é um tema importante para a compreensão do planeta em que vivemos. É através do estudo das camadas internas da Terra que podemos entender como ela se formou e como funciona. Além disso, entender as camadas da Terra é fundamental para a compreensão de fenômenos naturais como terremotos e vulcões. Para tornar a aula mais envolvente e didática, o professor pode utilizar exemplos práticos como a formação de montanhas, a atividade vulcânica e a formação de terremotos. A metodologia utilizada nesta aula será o Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos serão estimulados a debater e argumentar sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Apresente o tema e seus objetivos para os alunos, realize um levantamento de conhecimentos prévios com perguntas para identificar o que eles sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e público. Cada grupo deve receber um conjunto de informações sobre o tema e seus subtópicos para se preparar para o debate.

  3. Etapa 3 - Preparação dos grupos

    Os grupos defensor e opositor devem se reunir separadamente e realizar uma pesquisa no qual irão se aprofundar no tema. Proponha que ogrupo defensor defenda: “Como a dinâmica da litosfera pode gerar vida e outra como ela pode causar destruição” e o grupo opositor deverá preparar argumentos contrários.

    A banca julgadora deverá pesquisar sobre as características da camada da terra e as dinâmicas da litosfera para entender os dois lados e posteriormente, se preparar para avaliar as argumentações apresentadas.


  4. Etapa 4 - Debate

    O debate deve ser realizado com a participação dos grupos defensor e opositor e a mediação da banca julgadora. O público deve acompanhar o debate e anotar as principais ideias apresentadas.

  5. Etapa 5 - Discussão entre os grupos

    Após o debate, conduza uma discussão em sala de aula para que os alunos possam compartilhar suas opiniões e reflexões sobre o tema. É importante que os alunos compreendam que o estudo sobre as camadas da Terra é fundamental para a compreensão de fenômenos naturais como terremotos e vulcões.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Promova uma autoavaliação com a turma, estimulando os alunos a relatar sobre o que aprenderam, a partir da metodologia utilizada.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os principais pontos estudados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever sobre os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
  • Estimular a criatividade e a argumentação dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe e compartilhar ideias.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema.
  • Participação no debate.
  • Argumentação coerente e fundamentada.
  • Trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a criatividade e a argumentação dos alunos.
  • Orientar os alunos na criação dos templates de avaliação.
  • Mediar o debate entre os alunos.
  • Avaliar os alunos de acordo com os critérios definidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula.
  • Criar os templates de avaliação nas etapas 2, 3 e 4.
  • Debater e argumentar sobre os temas estudados.
  • Trabalhar em equipe.
  • Continuar pesquisando sobre o tema.