Aula sobre As Camadas Da Terra
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
As camadas da Terra é um tema importante para a compreensão do planeta em que vivemos. É através do estudo das camadas internas da Terra que podemos entender como ela se formou e como funciona. Além disso, entender as camadas da Terra é fundamental para a compreensão de fenômenos naturais como terremotos e vulcões. Para tornar a aula mais envolvente e didática, o professor pode utilizar exemplos práticos como a formação de montanhas, a atividade vulcânica e a formação de terremotos. A metodologia utilizada nesta aula será o Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos serão estimulados a debater e argumentar sobre o tema.
Etapa 1 - Introdução ao tema
Apresente o tema e seus objetivos para os alunos, realize um levantamento de conhecimentos prévios com perguntas para identificar o que eles sabem sobre o assunto.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e público. Cada grupo deve receber um conjunto de informações sobre o tema e seus subtópicos para se preparar para o debate.Etapa 3 - Preparação dos grupos
Os grupos defensor e opositor devem se reunir separadamente e realizar uma pesquisa no qual irão se aprofundar no tema. Proponha que ogrupo defensor defenda: “Como a dinâmica da litosfera pode gerar vida e outra como ela pode causar destruição” e o grupo opositor deverá preparar argumentos contrários.A banca julgadora deverá pesquisar sobre as características da camada da terra e as dinâmicas da litosfera para entender os dois lados e posteriormente, se preparar para avaliar as argumentações apresentadas.
Etapa 4 - Debate
O debate deve ser realizado com a participação dos grupos defensor e opositor e a mediação da banca julgadora. O público deve acompanhar o debate e anotar as principais ideias apresentadas.Etapa 5 - Discussão entre os grupos
Após o debate, conduza uma discussão em sala de aula para que os alunos possam compartilhar suas opiniões e reflexões sobre o tema. É importante que os alunos compreendam que o estudo sobre as camadas da Terra é fundamental para a compreensão de fenômenos naturais como terremotos e vulcões.Etapa 6 - Avaliação
Promova uma autoavaliação com a turma, estimulando os alunos a relatar sobre o que aprenderam, a partir da metodologia utilizada.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula reforçando os principais pontos estudados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever sobre os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
- Estimular a criatividade e a argumentação dos alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe e compartilhar ideias.
Critérios de avaliação
- Compreensão do tema.
- Participação no debate.
- Argumentação coerente e fundamentada.
- Trabalho em equipe.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Estimular a criatividade e a argumentação dos alunos.
- Orientar os alunos na criação dos templates de avaliação.
- Mediar o debate entre os alunos.
- Avaliar os alunos de acordo com os critérios definidos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula.
- Criar os templates de avaliação nas etapas 2, 3 e 4.
- Debater e argumentar sobre os temas estudados.
- Trabalhar em equipe.
- Continuar pesquisando sobre o tema.