Aula sobre As Camadas Da Terra
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
As camadas da Terra são um tema importante da Geografia, pois nos ajudam a entender como o planeta funciona. Essas camadas são compostas por diferentes materiais, como rochas, minerais e gases. Saber sobre as camadas da Terra é fundamental para entendermos os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre as camadas da Terra e informe-os de como elas são importantes para a Geografia. Em seguida, apresente um vídeo curto sobre o tema.Etapa 2 - Estudo prévio
Para realizar em casa: os alunos deverão assistir a um vídeo ou ler um texto sobre as camadas da Terra em casa. Disponibilize o material a ser estudado e deixe um questionário com perguntas sobre o tema para ser respondido durante os estudos.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Na sala de aula, os alunos, organizados em grupos deverão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Explique como fazer um mapa conceitual e dê exemplos para os alunos.Etapa 4 - Apresentação do mapa conceitual
Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma. Faça perguntas para os alunos e incentive-os na discussão sobre o tema.Etapa 5 - Exemplo prático
Apresente um exemplo prático sobre como as camadas da Terra influenciam o clima em uma determinada região. Os alunos deverão fazer anotações sobre o exemplo.Etapa 6 - Discussão em grupo
Promova uma discussãoem grupo sobre como as camadas da Terra influenciam o clima em outras regiões do planeta. Faça perguntas para incentivar a discussão.Etapa 7 - Conclusão
Conclua essa aula promovendo uma reflexão a respeito do tema e como a metodologia utilizada contribuiu para apropriação do tema proposto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "escrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos."
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo dos alunos.
- Incentivar a pesquisa e o estudo autônomo dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Respostas corretas no questionário sobre as camadas da Terra.
- Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Anotações corretas sobre o exemplo prático apresentado pelo professor.
Ações do professor
- Apresentar um vídeo curto sobre o tema.
- Explicar como fazer um mapa conceitual e dar exemplos para os alunos.
- Fazer perguntas para incentivar a discussão em grupo.
- Apresentar um exemplo prático sobre como as camadas da Terra influenciam o clima em uma determinada região.
- Estimular a pesquisa e o estudo autônomo dos alunos.
Ações do aluno
- Assistir a um vídeo ou ler um texto sobre as camadas da Terra em casa.
- Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Fazer anotações corretas sobre o exemplo prático apresentado pelo professor.
- Continuar estudando sobre as camadas da Terra.