Aula sobre As Camadas Da Terra

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


As camadas da Terra são um tema importante da Geografia, pois nos ajudam a entender como o planeta funciona. Essas camadas são compostas por diferentes materiais, como rochas, minerais e gases. Saber sobre as camadas da Terra é fundamental para entendermos os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre as camadas da Terra e informe-os de como elas são importantes para a Geografia. Em seguida, apresente um vídeo curto sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Para realizar em casa: os alunos deverão assistir a um vídeo ou ler um texto sobre as camadas da Terra em casa. Disponibilize o material a ser estudado e deixe um questionário com perguntas sobre o tema para ser respondido durante os estudos.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Na sala de aula, os alunos, organizados em grupos deverão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Explique como fazer um mapa conceitual e dê exemplos para os alunos.

  4. Etapa 4 - Apresentação do mapa conceitual

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma. Faça perguntas para os alunos e incentive-os na discussão sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Exemplo prático

    Apresente um exemplo prático sobre como as camadas da Terra influenciam o clima em uma determinada região. Os alunos deverão fazer anotações sobre o exemplo.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Promova uma discussãoem grupo sobre como as camadas da Terra influenciam o clima em outras regiões do planeta. Faça perguntas para incentivar a discussão.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua essa aula promovendo uma reflexão a respeito do tema e como a metodologia utilizada contribuiu para apropriação do tema proposto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "escrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos."
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo dos alunos.
  • Incentivar a pesquisa e o estudo autônomo dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Respostas corretas no questionário sobre as camadas da Terra.
  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Anotações corretas sobre o exemplo prático apresentado pelo professor.

Ações do professor

  • Apresentar um vídeo curto sobre o tema.
  • Explicar como fazer um mapa conceitual e dar exemplos para os alunos.
  • Fazer perguntas para incentivar a discussão em grupo.
  • Apresentar um exemplo prático sobre como as camadas da Terra influenciam o clima em uma determinada região.
  • Estimular a pesquisa e o estudo autônomo dos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir a um vídeo ou ler um texto sobre as camadas da Terra em casa.
  • Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Fazer anotações corretas sobre o exemplo prático apresentado pelo professor.
  • Continuar estudando sobre as camadas da Terra.