As cidades medievais
Você conhece bem a sua cidade? Acha que ela modificou muito? E uma cidade de 500 anos atrás? E outra de 800 anos? Será que mudaram muito? Vamos aprender sobre as cidades medievais? Esse é o tema dessa aula de História! 🤓
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
“Durante a Idade Média, as cidades deixaram de existir”. Esta frase é:
Atividade completaA)
Verdadeira. Não existem registros de atividades nas cidades durante a Idade Média, só nos feudos.B) Falsa. As cidades nunca deixaram de existir. Durante a segunda metade da Idade Média, as populações e as cidades, que eram grandes centros de trocas de culturas e mercadorias, cresceram bastante.
C) Falsa. As cidades foram perdendo sua população, que migrou para os feudos, mas isso ocorreu apenas no final da Idade Média. Antes disso teve um crescimento das cidades.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Modelo de Debate Crítico (MDC):
As cidades medievais são um tema importante para entendermos a história da humanidade. Elas foram o berço do comércio, da cultura e da política na Europa durante a Idade Média. As cidades medievais eram cercadas por muralhas e tinham uma organização social e política própria. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos possam criar um modelo de juri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado".Atividade completaAs cidades medievais
4. Gamificação:
As cidades medievais são um tema importante para entendermos a história da humanidade. Elas surgiram na Europa durante a Idade Média e foram fundamentais para o desenvolvimento do comércio, da cultura e da política. As cidades medievais eram cercadas por muralhas e tinham uma organização social bem definida, com artesãos, comerciantes e nobres. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.Atividade completaGamificação
5. Design Sprint:
As cidades medievais são um tema importante para entendermos a história da humanidade. Elas foram o berço do desenvolvimento urbano e da organização social que conhecemos hoje. Nesta aula, vamos explorar as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que vai permitir que os alunos criem um template de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completaDesign Sprint
6. Aprendizagem Baseada em Projetos:
As cidades medievais são um tema importante para entendermos a história da humanidade. Elas foram o berço do desenvolvimento econômico, social e cultural da Europa Ocidental durante a Idade Média. As cidades medievais eram centros urbanos cercados por muralhas, com ruas estreitas e casas de pedra. Nelas, as pessoas se reuniam para trabalhar, comprar e vender produtos, além de se divertir. A metodologia utilizada nesta aula será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo sobre as cidades medievais.Atividade completaAprendizagem Baseada em Projetos
7. Rotação por estações:
As cidades medievais são um tema importante para entendermos a história da humanidade. Elas surgiram na Europa durante a Idade Média e foram fundamentais para o desenvolvimento do comércio, da cultura e da política. As cidades medievais eram cercadas por muralhas e tinham uma organização social e econômica própria. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações para que os alunos possam aprender de forma mais dinâmica e participativa sobre as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado.Atividade completaRotação por estações
8. Sala de Aula Invertida:
As cidades medievais são um tema importante para entendermos a história da humanidade. Elas foram o berço do desenvolvimento urbano e da organização social que conhecemos hoje. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do seu próprio aprendizado. Para isso, vamos utilizar um mapa conceitual, que é uma ferramenta visual que ajuda a organizar as ideias e a entender as relações entre elas. Vamos criar um mapa conceitual sobre as cidades medievais, com uma ideia central e oito sub-ideias, divididas em dois níveis de profundidade. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado.Atividade completaSala de aula invertida
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: