Aula sobre As Cidades Medievais

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


As cidades medievais são um tema importante para entendermos a história da humanidade. Elas foram o berço do desenvolvimento econômico, social e cultural da Europa Ocidental durante a Idade Média. As cidades medievais eram centros urbanos cercados por muralhas, com ruas estreitas e casas de pedra. Nelas, as pessoas se reuniam para trabalhar, comprar e vender produtos, além de se divertir. A metodologia utilizada nesta aula será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo sobre as cidades medievais.

Aprendizagem Baseada em Projetos


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Você apresentará o tema "As cidades medievais" e explicará a importância delas para a história da humanidade. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Definição do problema

    Cada grupo deverá definir um problema relacionado às cidades medievais, como por exemplo, a falta de higiene ou a falta de segurança. Você deverá auxiliar os alunos nessa etapa.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Cada grupo deverá gerar alternativas para solucionar o problema definido na etapa anterior. Incentive a criatividade dos alunos.

  4. Etapa 4 - Solução

    Cada grupo deverá escolher a melhor alternativa para solucionar o problema definido na etapa 2 e apresentar para a turma. Avalie a solução apresentada pelos alunos.

  5. Etapa 5 - Criação do diário de bordo

    Cada grupo deverá criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Oriente os alunos na criação do diário.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo deverá apresentar seu diário de bordo para a turma. Avalie a apresentação dos alunos.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    A turma deverá discutir sobre as soluções apresentadas pelos grupos e sobre a importância das cidades medievais para a história da humanidade. Medeie a discussão e incentive a participação dos estudantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado
  • Estimular a criatividade dos alunos na busca por soluções para problemas relacionados às cidades medievais
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na criação do diário de bordo
  • Qualidade da solução apresentada pelos grupos
  • Qualidade da apresentação dos diários de bordo

Ações do professor

  • Apresentar o tema "As cidades medievais"
  • Dividir a turma em grupos
  • Orientar os alunos na criação do diário de bordo

Ações do aluno

  • Definir um problema relacionado às cidades medievais
  • Gerar alternativas para solucionar o problema
  • Escolher a melhor alternativa e apresentar para a turma