Aula sobre As Cidades Medievais
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
As cidades medievais são um tema importante para entendermos a história da humanidade. Elas foram o berço do desenvolvimento econômico, social e cultural da Europa Ocidental durante a Idade Média. As cidades medievais eram centros urbanos cercados por muralhas, com ruas estreitas e casas de pedra. Nelas, as pessoas se reuniam para trabalhar, comprar e vender produtos, além de se divertir. A metodologia utilizada nesta aula será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo sobre as cidades medievais.
Aprendizagem Baseada em Projetos
Etapa 1 - Apresentação do tema
Você apresentará o tema "As cidades medievais" e explicará a importância delas para a história da humanidade. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 2 - Definição do problema
Cada grupo deverá definir um problema relacionado às cidades medievais, como por exemplo, a falta de higiene ou a falta de segurança. Você deverá auxiliar os alunos nessa etapa.Etapa 3 - Geração de alternativas
Cada grupo deverá gerar alternativas para solucionar o problema definido na etapa anterior. Incentive a criatividade dos alunos.Etapa 4 - Solução
Cada grupo deverá escolher a melhor alternativa para solucionar o problema definido na etapa 2 e apresentar para a turma. Avalie a solução apresentada pelos alunos.Etapa 5 - Criação do diário de bordo
Cada grupo deverá criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Oriente os alunos na criação do diário.Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo
Cada grupo deverá apresentar seu diário de bordo para a turma. Avalie a apresentação dos alunos.Etapa 7 - Discussão em grupo
A turma deverá discutir sobre as soluções apresentadas pelos grupos e sobre a importância das cidades medievais para a história da humanidade. Medeie a discussão e incentive a participação dos estudantes.
Intencionalidades pedagógicas
- Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado
- Estimular a criatividade dos alunos na busca por soluções para problemas relacionados às cidades medievais
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos na criação do diário de bordo
- Qualidade da solução apresentada pelos grupos
- Qualidade da apresentação dos diários de bordo
Ações do professor
- Apresentar o tema "As cidades medievais"
- Dividir a turma em grupos
- Orientar os alunos na criação do diário de bordo
Ações do aluno
- Definir um problema relacionado às cidades medievais
- Gerar alternativas para solucionar o problema
- Escolher a melhor alternativa e apresentar para a turma