Aula sobre As Cidades Medievais

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


As cidades medievais são um tema importante para entendermos a história da humanidade. Elas foram o berço do desenvolvimento urbano e da organização social que conhecemos hoje. Nesta aula, vamos explorar as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que vai permitir que os alunos criem um template de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Design Sprint


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você deve iniciar a aula contextualizando o tema e apresentando exemplos práticos de como as cidades medievais influenciaram a organização social e urbana que conhecemos hoje. Em seguida, deve apresentar a metodologia Design Sprint e explicar como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos devem pesquisar sobre as cidades medievais e suas dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo. Você deve orientar os alunos a buscar informações em livros, sites e outros materiais disponíveis.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos devem criar um esboço do que aprenderam sobre as cidades medievais e suas dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo. Oriente os alunos a criar um mapa mental ou um esquema para organizar as informações.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos devem decidir quais informações são mais relevantes para o tema e selecionar as que serão utilizadas para criar um protótipo.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos devem criar um protótipo de como as cidades medievais influenciaram a organização social e urbana que conhecemos hoje. Você deve orientar os alunos a utilizar materiais disponíveis em sala de aula, como papel, lápis de cor, canetas, entre outros.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos devem apresentar seus protótipos para a turma e discutir como as cidades medievais influenciaram a organização social e urbana que conhecemos hoje. Você deve orientar os alunos a fazer perguntas e comentários sobre os protótipos apresentados.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula
  • Qualidade do protótipo criado pelos alunos
  • Capacidade dos alunos de descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos
  • Orientar os alunos durante as etapas do Design Sprint
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante a aula

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as cidades medievais e suas dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo
  • Criar um esboço e um protótipo sobre o tema
  • Apresentar o protótipo para a turma e discutir como as cidades medievais influenciaram a organização social e urbana que conhecemos hoje.