Aula sobre As Cidades Medievais

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


As cidades medievais são um tema importante para entendermos a história da humanidade. Elas surgiram na Europa durante a Idade Média e foram fundamentais para o desenvolvimento do comércio, da cultura e da política. As cidades medievais eram cercadas por muralhas e tinham uma organização social bem definida, com artesãos, comerciantes e nobres. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.

Gamificação


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Você apresentará o tema "As cidades medievais" e explicará a importância desse período histórico para a humanidade. Serão utilizados exemplos práticos, como imagens e vídeos, para contextualizar o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão as instruções para a criação do jogo.

  3. Etapa 3 - Criação das perguntas e afirmações

    Os grupos terão 30 minutos para criar 8 perguntas e 8 afirmações sobre o tema. As perguntas devem ser elaboradas para desafiar os colegas e as afirmações devem ser verdadeiras.

  4. Etapa 4 - Troca de cartas

    Os grupos trocarão suas cartas com outros grupos para que todos tenham um conjunto de perguntas e afirmações diferentes.

  5. Etapa 5 - Jogo em grupo

    Os grupos jogarão entre si, utilizando as cartas criadas pelos colegas. Cada grupo terá 5 minutos para responder às perguntas e verificar se as afirmações são verdadeiras.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após o jogo, os grupos se reunirão para discutir as respostas e as afirmações. Você mediará a discussão e fará as correções necessárias.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos
  • Desenvolver a capacidade de análise e síntese dos alunos

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo
  • Qualidade das perguntas e afirmações criadas pelos grupos
  • Desempenho dos alunos durante o jogo em grupo
  • Participação dos alunos na discussão em grupo
  • Compreensão do tema apresentado pelo professor

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva
  • Mediar a criação do jogo pelos alunos
  • Orientar os alunos durante o jogo em grupo
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo
  • Colaborar com os colegas durante o jogo em grupo
  • Participar da discussão em grupo
  • Demonstrar interesse e curiosidade pelo tema apresentado
  • Respeitar as regras do jogo e os colegas durante a atividade.