Aula sobre As Cidades Medievais
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
As cidades medievais são um tema importante para entendermos a história da humanidade. Elas surgiram na Europa durante a Idade Média e foram fundamentais para o desenvolvimento do comércio, da cultura e da política. As cidades medievais eram cercadas por muralhas e tinham uma organização social bem definida, com artesãos, comerciantes e nobres. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.
Gamificação
Etapa 1 - Apresentação do tema
Você apresentará o tema "As cidades medievais" e explicará a importância desse período histórico para a humanidade. Serão utilizados exemplos práticos, como imagens e vídeos, para contextualizar o assunto.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão as instruções para a criação do jogo.Etapa 3 - Criação das perguntas e afirmações
Os grupos terão 30 minutos para criar 8 perguntas e 8 afirmações sobre o tema. As perguntas devem ser elaboradas para desafiar os colegas e as afirmações devem ser verdadeiras.Etapa 4 - Troca de cartas
Os grupos trocarão suas cartas com outros grupos para que todos tenham um conjunto de perguntas e afirmações diferentes.Etapa 5 - Jogo em grupo
Os grupos jogarão entre si, utilizando as cartas criadas pelos colegas. Cada grupo terá 5 minutos para responder às perguntas e verificar se as afirmações são verdadeiras.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após o jogo, os grupos se reunirão para discutir as respostas e as afirmações. Você mediará a discussão e fará as correções necessárias.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos
- Desenvolver a capacidade de análise e síntese dos alunos
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do jogo
- Qualidade das perguntas e afirmações criadas pelos grupos
- Desempenho dos alunos durante o jogo em grupo
- Participação dos alunos na discussão em grupo
- Compreensão do tema apresentado pelo professor
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva
- Mediar a criação do jogo pelos alunos
- Orientar os alunos durante o jogo em grupo
- Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo
- Fazer uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do jogo
- Colaborar com os colegas durante o jogo em grupo
- Participar da discussão em grupo
- Demonstrar interesse e curiosidade pelo tema apresentado
- Respeitar as regras do jogo e os colegas durante a atividade.