Aula sobre As Cidades Medievais

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


As cidades medievais são um tema importante para entendermos a história da humanidade. Elas foram o berço do comércio, da cultura e da política na Europa durante a Idade Média. As cidades medievais eram cercadas por muralhas e tinham uma organização social e política própria. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos possam criar um modelo de juri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado".

As cidades medievais


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você deve iniciar a aula explicando o que são as cidades medievais e sua importância histórica. Em seguida, deve apresentar o tema da aula e a metodologia que será utilizada.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos devem ser divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Você deve explicar as funções de cada grupo.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deve pesquisar sobre um subtema relacionado às cidades medievais, como a organização social, a economia, a cultura e a política. Disponibilize materiais de pesquisa, como livros e artigos, e orientar os alunos na busca por informações.

  4. Etapa 4 - Preparação dos argumentos

    Cada grupo deve preparar seus argumentos para o debate. O grupo defensor deve apresentar argumentos a favor do subtema que pesquisou, enquanto o grupo opositor deve apresentar argumentos contra. A banca julgadora deve preparar perguntas para os grupos.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos devem apresentar seus argumentos e responder às perguntas da banca julgadora. O grupo de observadores deve anotar os pontos positivos e negativos de cada grupo.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Você deve encerrar a aula fazendo uma reflexão sobre o debate e a importância das cidades medievais na história da humanidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de informações.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de argumentação e persuasão.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a história da humanidade.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Coerência e clareza na exposição dos argumentos.
  • Capacidade de responder às perguntas da banca julgadora.
  • Colaboração e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na busca por informações.
  • Estimular a participação de todos os alunos no debate.
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão crítica dos alunos.
  • Avaliar a qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos.
  • Fazer uma reflexão sobre o debate e a importância das cidades medievais na história da humanidade.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o subtema atribuído ao grupo.
  • Preparar argumentos para o debate.
  • Participar ativamente do debate.
  • Responder às perguntas da banca julgadora.
  • Colaborar com o grupo e trabalhar em equipe.