Aula sobre As Cidades Medievais

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As cidades medievais são um tema importante para entendermos a história da humanidade. Elas surgiram na Europa durante a Idade Média e foram fundamentais para o desenvolvimento do comércio, da cultura e da política. As cidades medievais eram cercadas por muralhas e tinham uma organização social e econômica própria. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações para que os alunos possam aprender de forma mais dinâmica e participativa sobre as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema e contextualizar a importância das cidades medievais. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será encaminhado para uma estação.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Comércio

    Nesta estação, os alunos irão aprender sobre o comércio nas cidades medievais. Disponibilize imagens e textos sobre as rotas comerciais, os produtos mais comercializados e as moedas utilizadas na época. Os alunos deverão responder a um questionário sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Arquitetura

    Nesta estação, os alunos irão aprender sobre a arquitetura das cidades medievais. Você irá disponibilizar imagens e textos sobre as construções, as muralhas e as torres de defesa. Os alunos deverão desenhar uma cidade medieval e identificar as principais construções.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Cultura

    Nesta estação, os alunos irão aprender sobre a cultura nas cidades medievais. Você irá disponibilizar imagens e textos sobre as festas, as danças e as músicas da época. Os alunos deverão criar uma apresentação sobre a cultura medieval.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Ao final da atividade, os grupos irão socializar suas produções e discutir sobre o que aprenderam durante a atividade.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Retome os principais pontos abordados na aula e faça uma reflexão.

Intencionalidades pedagógicas

  • Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de uma cidade medieval
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos nas atividades em grupo

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo
  • Qualidade das respostas no questionário sobre o comércio nas cidades medievais
  • Criatividade e originalidade na criação da cidade medieval
  • Respeito e colaboração com os colegas durante as atividades em grupo

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância das cidades medievais
  • Disponibilizar imagens e textos sobre as rotas comerciais, as construções e a cultura da época
  • Orientar os alunos nas atividades em grupo
  • Fazer uma síntese das atividades realizadas e tirar dúvidas sobre o tema
  • Avaliar as produções dos alunos e fornecer feedbacks construtivos

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo
  • Responder ao questionário sobre o comércio nas cidades medievais
  • Desenhar uma cidade medieval e identificar as principais construções
  • Criar uma apresentação sobre a cultura medieval
  • Respeitar e colaborar com os colegas durante as atividades em grupo.