Aula sobre As Cidades Medievais

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


As cidades medievais são um tema importante para entendermos a história da humanidade. Elas foram o berço do desenvolvimento urbano e da organização social que conhecemos hoje. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do seu próprio aprendizado. Para isso, vamos utilizar um mapa conceitual, que é uma ferramenta visual que ajuda a organizar as ideias e a entender as relações entre elas. Vamos criar um mapa conceitual sobre as cidades medievais, com uma ideia central e oito sub-ideias, divididas em dois níveis de profundidade. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado.

Sala de aula invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você deve apresentar o tema das cidades medievais e explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Os alunos devem receber o mapa conceitual em branco e a ideia central deve ser escrita no quadro. Explique que cada aluno deve escolher uma sub-ideia para pesquisar e preencher no mapa conceitual.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre a sub-ideia escolhida e preencher no mapa conceitual. Esteja disponível para tirar dúvidas e orientar os alunos.

  3. Etapa 3 - Compartilhamento

    Os alunos devem compartilhar suas sub-ideias com a turma e explicar o que pesquisaram. Você deve mediar a discussão e ajudar a conectar as ideias.

  4. Etapa 4 - Aprofundamento

    Os alunos devem escolher uma sub-ideia de outro colega para aprofundar e preencher no mapa conceitual. Você deve estar disponível para tirar dúvidas e orientar os alunos.

  5. Etapa 5 - Compartilhamento

    Os alunos devem compartilhar suas novas sub-ideias com a turma e explicar o que pesquisaram. Você deve mediar a discussão e ajudar a conectar as ideias.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Os alunos devem trabalhar em grupo para criar uma síntese do mapa conceitual, destacando as principais ideias e conexões. Você deve estar disponível para tirar dúvidas e orientar os alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Você deve fazer uma conclusão sobre o tema das cidades medievais e a metodologia utilizada. Os alunos devem entregar o mapa conceitual preenchido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e organização de informações.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Desenvolver a habilidade de síntese e conexão de ideias.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade das informações pesquisadas e organizadas no mapa conceitual.
  • Capacidade de síntese e conexão de ideias.
  • Criatividade e colaboração no trabalho em grupo.
  • Entrega do mapa conceitual preenchido.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia utilizada.
  • Orientar os alunos na pesquisa e organização das informações.
  • Mediar a discussão e ajudar a conectar as ideias.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e dar feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Escolher uma sub-ideia para pesquisar e preencher no mapa conceitual.
  • Compartilhar suas sub-ideias com a turma e explicar o que pesquisaram.
  • Escolher uma sub-ideia de outro colega para aprofundar e preencher no mapa conceitual.
  • Trabalhar em grupo para criar uma síntese do mapa conceitual.
  • Entregar o mapa conceitual preenchido.