As cidades mudam?

Nossa aula de Geografia começa com uma pergunta: As cidades mudam? Você já parou para pensar o quanto as cidades mudaram ao longo do tempo? Vamos refletir juntos sobre esse tema com o vídeo da aula. Bom aprendizado!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Compare as duas imagens e selecione a alternativa que traz as mudanças que aconteceram na Rua 25 de Março por causa do processo de globalização:

    A) Mudanças causadas pelos seres humanos, mas as atividades desenvolvidas na região continuaram as mesmas por causa da dependência do rio Tamanduateí.

    B) Muitas mudanças causadas pelos seres humanos. No surgimento da cidade de São Paulo, a região se destacava pela importância do rio Tamanduateí. Atualmente, a rua é um grande centro comercial, com venda de produtos importados que atraem muita gente todos os dias.

    C) Poucas mudanças ao longo do tempo, e as atividades dos seres humanos continuaram as mesmas desde o surgimento da cidade de São Paulo, preservando o rio Tamanduateí.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Aprendizagem Entre Pares:

    A urbanização é um processo que vem ocorrendo em todo o mundo desde a Revolução Industrial. As cidades crescem e se transformam constantemente, e é importante entender como essas mudanças afetam a nossa vida. Nesta atividade, os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema "As cidades mudam?". Para isso, vamos utilizar exemplos práticos e didáticos, como notícias sobre a expansão urbana, imagens de satélite que mostram o crescimento das cidades e dados estatísticos sobre a população urbana. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.
    Atividade completa
  4. 4. Ensino Híbrido:

    A urbanização é um processo que vem ocorrendo em todo o mundo e é um tema muito importante para a Geografia. As cidades mudam constantemente e é fundamental entender as transformações que ocorrem nelas. Nesta atividade, os alunos irão criar um modelo de registro de aprendizagem, com os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, vamos utilizar exemplos práticos e didáticos para que os estudantes possam entender melhor as mudanças que ocorrem nas cidades e como elas afetam a vida das pessoas.

    A atividade será desenvolvida em 7 etapas:

    Atividade completa
  5. 5. Design Sprint:

    A urbanização é um processo que está presente em nossas vidas desde que as primeiras cidades surgiram. Com o passar do tempo, as cidades foram se transformando e se adaptando às necessidades da sociedade. Nesta atividade, vamos explorar a pergunta "As cidades mudam?", relacionando o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil. Vamos desenvolver um modelo de 5 etapas, que nos ajudará a entender, esboçar, decidir, prototipar e testar ideias sobre o tema.

    A atividade será desenvolvida em 5 etapas:

    Atividade completa
  6. 6. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    A proposta é que os alunos pesquisem sobre as mudanças das cidades, por meio de estudos de projetos. A proposta é a utilização de materiais como: papel sulfite, canetas, lápis, régua, tesoura, cola, cartolina, revistas, jornais e outros materiais.
    Atividade completa
  7. 7. Design Thinking:

    O tema "As cidades mudam?" é um assunto muito relevante para o estudo da Geografia, pois permite que os alunos compreendam como as transformações urbanas afetam a vida das pessoas. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a pensar sobre as mudanças nas cidades e como elas afetam a vida das pessoas. Para isso, os alunos criarão um mapa de empatia, para poderem se colocar no lugar de outras pessoas e entender melhor suas necessidades e desejos.
    Atividade completa
  8. 8. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    Converse com os alunos que a urbanização é um processo que vem ocorrendo há séculos e impacta a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Destaque que no Brasil, o processo de urbanização ocorreu principalmente a partir da década de 1950, com a migração de pessoas do campo para as cidades (fenômeno conhecido como êxodo rural) em busca de emprego e melhores condições de vida. Com isso, as cidades brasileiras passaram por diversas transformações ao longo do tempo, desde a expansão das periferias até a verticalização das áreas centrais. É preciso compreender como as cidades mudam e como essas mudanças se relacionam com a produção agropecuária, o desemprego estrutural e o papel do capital financeiro.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: