Aula sobre As Cidades Mudam
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
Converse com os alunos que a urbanização é um processo que vem ocorrendo há séculos e impacta a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Destaque que no Brasil, o processo de urbanização ocorreu principalmente a partir da década de 1950, com a migração de pessoas do campo para as cidades (fenômeno conhecido como êxodo rural) em busca de emprego e melhores condições de vida. Com isso, as cidades brasileiras passaram por diversas transformações ao longo do tempo, desde a expansão das periferias até a verticalização das áreas centrais. É preciso compreender como as cidades mudam e como essas mudanças se relacionam com a produção agropecuária, o desemprego estrutural e o papel do capital financeiro.
Etapa 1 - Introdução
Pergunte aos alunos se eles já perceberam mudanças na cidade onde moram e reflitam sobre como elas afetam a vida das pessoas.Etapa 2 - Relatório Individual
Elaborar uma lista com as mudanças observadas na cidade onde moram.Etapa 3 - Critérios avaliativos
Definir os critérios para elaborar o diário de bordo.Etapa 4 - Divisão da turma em grupos
Os alunos devem ser divididos em grupos de até 5 pessoas.Etapa 5 - Discussão em grupos
Os grupos devem discutir as hipóteses levantadas na etapa 2 anterior e elaborar uma lista de alternativas que expliquem as mudanças na cidade.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar sua lista e discutir com a sala qual delas é a mais coerente para explicar as mudanças na cidade.Etapa 7 - Avaliação
Cada grupo deve elaborar um diário de bordo contendo os campos Problema, Geração de Alternativas e Solução, que deve ser entregue ao final da aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países.
- Estimular o levantamento de hipóteses
- Estimular o trabalho em grupo.
- Desenvolver a capacidade de análise crítica e reflexiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Qualidade e coerência das hipóteses levantadas.
- Qualidade e coerência da solução apresentada.
- Qualidade do diário de bordo elaborado em grupo.
- Capacidade de análise crítica e reflexiva.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar o assunto.
- Orientar os alunos nas hipóteses levantadas e na elaboração do diário de bordo.
- Estimular a discussão em grupo e a participação dos alunos.
- Fazer uma conclusão sobre o tema da aula, ressaltando a importância do planejamento urbano e como este interfere na organização das cidades.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Elaborar hipóteses e soluções coerentes com o tema proposto.
- Participar ativamente da atividade em grupo e elaborar o diário de bordo.
- Avaliar a própria participação e desempenho na atividade do diário de bordo.