Aula sobre As Cidades Mudam

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Converse com os alunos que a urbanização é um processo que vem ocorrendo há séculos e impacta a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Destaque que no Brasil, o processo de urbanização ocorreu principalmente a partir da década de 1950, com a migração de pessoas do campo para as cidades (fenômeno conhecido como êxodo rural) em busca de emprego e melhores condições de vida. Com isso, as cidades brasileiras passaram por diversas transformações ao longo do tempo, desde a expansão das periferias até a verticalização das áreas centrais. É preciso compreender como as cidades mudam e como essas mudanças se relacionam com a produção agropecuária, o desemprego estrutural e o papel do capital financeiro.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Pergunte aos alunos se eles já perceberam mudanças na cidade onde moram e reflitam sobre como elas afetam a vida das pessoas.

  2. Etapa 2 - Relatório Individual

    Elaborar uma lista com as mudanças observadas na cidade onde moram.

  3. Etapa 3 - Critérios avaliativos

    Definir os critérios para elaborar o diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de até 5 pessoas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupos

    Os grupos devem discutir as hipóteses levantadas na etapa 2 anterior e elaborar uma lista de alternativas que expliquem as mudanças na cidade.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar sua lista e discutir com a sala qual delas é a mais coerente para explicar as mudanças na cidade.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Cada grupo deve elaborar um diário de bordo contendo os campos Problema, Geração de Alternativas e Solução, que deve ser entregue ao final da aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países.
  • Estimular o levantamento de hipóteses
  • Estimular o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica e reflexiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade e coerência das hipóteses levantadas.
  • Qualidade e coerência da solução apresentada.
  • Qualidade do diário de bordo elaborado em grupo.
  • Capacidade de análise crítica e reflexiva.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o assunto.
  • Orientar os alunos nas hipóteses levantadas e na elaboração do diário de bordo.
  • Estimular a discussão em grupo e a participação dos alunos.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema da aula, ressaltando a importância do planejamento urbano e como este interfere na organização das cidades.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Elaborar hipóteses e soluções coerentes com o tema proposto.
  • Participar ativamente da atividade em grupo e elaborar o diário de bordo.
  • Avaliar a própria participação e desempenho na atividade do diário de bordo.