Aula sobre As Cidades Mudam

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A proposta é que os alunos pesquisem sobre as mudanças das cidades, por meio de estudos de projetos. A proposta é a utilização de materiais como: papel sulfite, canetas, lápis, régua, tesoura, cola, cartolina, revistas, jornais e outros materiais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula "As cidades mudam?" e os objetivos da atividade.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas. Apresentar para os grupos quais serão os critérios de avaliação.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos devem pesquisar sobre os temas apresentados e coletar informações sobre o assunto.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir o tema e criar uma apresentação com comunicação visual e oral.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar o seu trabalho e discutir as conclusões que chegaram.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    O professor deve fazer uma conclusão sobre o tema da aula e ressaltar a importância da transformação das cidades em diferentes períodos históricos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países e no Brasil.
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo a partir de projetos.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de argumentação.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de organização
  • Participação na atividade em grupo.
  • Resultados da pesquisa realizada.
  • Qualidade do projeto realizado
  • Apresentação e comunicação objetiva.

Ações do professor

  • Explicar o tema da aula e contextualizar o assunto.
  • Orientar a pesquisa e desenvolvimento dos projetos.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade na elaboração dos projetos e apresentação dos trabalhos.
  • Estimular a discussão em grupo e a participação dos alunos.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema da aula e avaliar os trabalhos desenvolvidos pelos grupos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o tema apresentado.
  • Discutir em grupo as informações coletadas.
  • Sistematizar a pesquisa e as conclusões da atividade em grupo.
  • Apresentar o projeto e discutir as ideias com os outros grupos.
  • Participar ativamente das atividades.