Aula sobre As Cidades Mudam

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A urbanização é um processo que vem ocorrendo em todo o mundo desde a Revolução Industrial. As cidades crescem e se transformam constantemente, e é importante entender como essas mudanças afetam a nossa vida. Nesta atividade, os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema "As cidades mudam?". Para isso, vamos utilizar exemplos práticos e didáticos, como notícias sobre a expansão urbana, imagens de satélite que mostram o crescimento das cidades e dados estatísticos sobre a população urbana. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie apresentando o tema "As cidades mudam?" e explicando o objetivo da atividade. Em seguida, utilize exemplos práticos e didáticos para contextualizar o tema, como notícias sobre a expansão urbana, imagens de satélite que mostram o crescimento das cidades e dados estatísticos sobre a população urbana.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique a metodologia que será utilizada.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Cada grupo deve criar um mapa conceitual sobre o tema "As cidades mudam?". O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos devem trabalhar em conjunto para construir o mapa conceitual.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Cada grupo deve apresentar o seu mapa conceitual para a turma e explicar as suas ideias. Em seguida, deve haver uma discussão em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais.

  5. Etapa 5 - Debate

    Promova um debate sobre o tema, utilizando as ideias apresentadas nos mapas conceituais como base. Os alunos devem ser incentivados a participar e a argumentar com base em dados e informações.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Faça uma síntese das ideias apresentadas pelos alunos e relacione com o objetivo da atividade. É importante ressaltar a importância do tema e como ele está presente em nosso cotidiano.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na atividade, levando em consideração a criatividade na construção do mapa conceitual, a capacidade de argumentação no debate e o envolvimento na discussão em grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de argumentação dos alunos.
  • Promover a participação e a colaboração dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na construção do mapa conceitual.
  • Capacidade de argumentação no debate.
  • Envolvimento na discussão em grupo.
  • Clareza na apresentação das ideias.
  • Utilização de dados e informações para fundamentar as argumentações.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar o objetivo da atividade.
  • Dividir a turma em grupos e explicar a metodologia.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Promover o debate e a discussão em grupo.
  • Fazer a síntese das ideias apresentadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em conjunto para construir o mapa conceitual.
  • Participar do debate e da discussão em grupo.
  • Argumentar com base em dados e informações.
  • Apresentar as ideias de forma clara.
  • Colaborar com os colegas na construção do conhecimento.