Aula sobre As Cidades Mudam
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A urbanização é um processo que está presente em nossas vidas desde que as primeiras cidades surgiram. Com o passar do tempo, as cidades foram se transformando e se adaptando às necessidades da sociedade. Nesta atividade, vamos explorar a pergunta "As cidades mudam?", relacionando o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil. Vamos desenvolver um modelo de 5 etapas, que nos ajudará a entender, esboçar, decidir, prototipar e testar ideias sobre o tema.
A atividade será desenvolvida em 5 etapas:
Etapa 1 - Entender
Inicie a atividade com uma roda de conversa, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre urbanização e como as cidades mudaram ao longo do tempo. Em seguida, apresente alguns exemplos de transformações urbanas que ocorreram em diferentes cidades do mundo, como a revitalização do porto de Barcelona, a construção do Central Park em Nova York, entre outros.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos devem trabalhar em grupos para criar um mapa conceitual sobre as transformações urbanas. O mapa deve conter os principais fatores que influenciaram as mudanças nas cidades, como o crescimento demográfico, a industrialização, a globalização, entre outros.Etapa 3 - Decidir
Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma e debater sobre as semelhanças e diferenças entre eles. Em seguida, conduza uma discussão sobre as principais causas e consequências das transformações urbanas.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos devem escolher um exemplo de transformação urbana e criar um protótipo de como seria essa mudança. O protótipo pode ser feito com materiais simples, como papel, tesoura e cola.Etapa 5 - Testar
Cada grupo deve apresentar seu protótipo para a turma e explicar como a transformação urbana escolhida impactaria a cidade. Em seguida, conduza uma discussão sobre as possíveis consequências positivas e negativas dessas transformações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
- Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Coerência e clareza na apresentação dos mapas conceituais e protótipos.
- Capacidade de relacionar as transformações urbanas com as causas e consequências apresentadas.
Ações do professor
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Orientar os alunos durante a criação dos mapas conceituais e protótipos.
- Conduzir discussões e debates sobre as transformações urbanas e suas causas e consequências.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em equipe na criação dos mapas conceituais e protótipos.
- Apresentar seus trabalhos de forma clara e objetiva.