Aula sobre As Cidades Mudam

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O tema "As cidades mudam?" é um assunto muito relevante para o estudo da Geografia, pois permite que os alunos compreendam como as transformações urbanas afetam a vida das pessoas. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a pensar sobre as mudanças nas cidades e como elas afetam a vida das pessoas. Para isso, os alunos criarão um mapa de empatia, para poderem se colocar no lugar de outras pessoas e entender melhor suas necessidades e desejos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a atividade apresentando o tema "As cidades mudam?" e perguntando aos alunos o que eles sabem sobre o assunto. Em seguida, apresente exemplos de mudanças urbanas, como a construção de novos prédios, a criação de novas áreas verdes, a implementação de novas tecnologias, entre outras.

  2. Etapa 2 - Explicação da metodologia

    Explique aos alunos a metodologia e como ela será utilizada na atividade. Enfatize que o objetivo é entender melhor as necessidades e desejos das pessoas que vivem nas cidades.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos serão divididos em grupos de quatro e cada grupo deve escolher uma pessoa que vive em uma cidade. Em seguida, devem criar um mapa de empatia, preenchendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Circule pela sala e auxilie os alunos na criação dos mapas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas de empatia

    Cada grupo deve apresentar seu mapa de empatia para a turma e explicar as necessidades e desejos da pessoa escolhida. Incentive a discussão entre os grupos e pergunte aos alunos como as mudanças urbanas afetam a vida das pessoas.

  5. Etapa 5 - Relacionando as mudanças urbanas com a produção agropecuária, desemprego estrutural e capital financeiro

    Apresente exemplos práticos de como as mudanças urbanas afetam a produção agropecuária, o desemprego estrutural e o papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil. Em seguida, pergunte aos alunos como esses fatores estão relacionados com as mudanças urbanas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a atividade reforçando os pontos principais discutidos e perguntando aos alunos o que eles aprenderam sobre as mudanças nas cidades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de empatia e compreensão das necessidades e desejos das pessoas que vivem nas cidades.
  • Relacionar o processo de urbanização com as transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração em grupo.
  • Criação do mapa de empatia de forma clara e objetiva.
  • Participação ativa na discussão sobre as mudanças urbanas e sua relação com a produção agropecuária, desemprego estrutural e capital financeiro.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia utilizada.
  • Auxiliar os alunos na criação dos mapas de empatia.
  • Estimular a discussão e a participação ativa dos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Criar o mapa de empatia de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente da discussão sobre as mudanças urbanas e sua relação com a produção agropecuária, desemprego estrutural e capital financeiro.