Aula sobre As Cidades Mudam

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A urbanização é um processo que vem ocorrendo em todo o mundo e é um tema muito importante para a Geografia. As cidades mudam constantemente e é fundamental entender as transformações que ocorrem nelas. Nesta atividade, os alunos irão criar um modelo de registro de aprendizagem, com os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, vamos utilizar exemplos práticos e didáticos para que os estudantes possam entender melhor as mudanças que ocorrem nas cidades e como elas afetam a vida das pessoas.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a atividade perguntando aos alunos o que eles sabem sobre urbanização e como as cidades mudam. Em seguida, apresente o tema da atividade e explique como será o seu desenvolvimento.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos devem realizar uma pesquisa sobre a urbanização e as mudanças que ocorrem nas cidades. Eles podem utilizar livros, internet e outras fontes para coletar informações.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo

    Com base nas informações coletadas, os alunos devem criar um modelo de registro de aprendizagem, com os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para discutir as informações coletadas e como elas podem ser organizadas no modelo de registro de aprendizagem.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar o seu modelo de registro de aprendizagem para a turma, explicando como as informações foram organizadas e como elas se relacionam com o tema da atividade.

  6. Etapa 6 - Debate

    Após as apresentações, promova um debate sobre as mudanças que ocorrem nas cidades e como elas afetam a vida das pessoas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Por fim, faça uma conclusão sobre a importância de entender as mudanças que ocorrem nas cidades e como elas afetam a vida das pessoas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de organização e síntese das informações coletadas.

Critérios de avaliação

  • Participação nas discussões em grupo.
  • Criatividade na criação do modelo de registro de aprendizagem.
  • Organização e síntese das informações coletadas.
  • Clareza na apresentação do modelo de registro de aprendizagem.
  • Participação no debate final.

Ações do professor

  • Promover a discussão em grupo.
  • Estimular a pesquisa e a organização das informações coletadas.
  • Fazer a mediação do debate final.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.
  • Fazer uma conclusão sobre a importância do tema abordado.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o tema.
  • Criar o modelo de registro de aprendizagem.
  • Participar das discussões em grupo.
  • Apresentar o modelo de registro de aprendizagem.
  • Participar do debate final.