Aula sobre As Cidades Mudam
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A urbanização é um processo que vem ocorrendo em todo o mundo e é um tema muito importante para a Geografia. As cidades mudam constantemente e é fundamental entender as transformações que ocorrem nelas. Nesta atividade, os alunos irão criar um modelo de registro de aprendizagem, com os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, vamos utilizar exemplos práticos e didáticos para que os estudantes possam entender melhor as mudanças que ocorrem nas cidades e como elas afetam a vida das pessoas.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Inicie a atividade perguntando aos alunos o que eles sabem sobre urbanização e como as cidades mudam. Em seguida, apresente o tema da atividade e explique como será o seu desenvolvimento.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos devem realizar uma pesquisa sobre a urbanização e as mudanças que ocorrem nas cidades. Eles podem utilizar livros, internet e outras fontes para coletar informações.Etapa 3 - Criação do modelo
Com base nas informações coletadas, os alunos devem criar um modelo de registro de aprendizagem, com os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos devem se reunir em grupos para discutir as informações coletadas e como elas podem ser organizadas no modelo de registro de aprendizagem.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar o seu modelo de registro de aprendizagem para a turma, explicando como as informações foram organizadas e como elas se relacionam com o tema da atividade.Etapa 6 - Debate
Após as apresentações, promova um debate sobre as mudanças que ocorrem nas cidades e como elas afetam a vida das pessoas.Etapa 7 - Conclusão
Por fim, faça uma conclusão sobre a importância de entender as mudanças que ocorrem nas cidades e como elas afetam a vida das pessoas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a capacidade de organização e síntese das informações coletadas.
Critérios de avaliação
- Participação nas discussões em grupo.
- Criatividade na criação do modelo de registro de aprendizagem.
- Organização e síntese das informações coletadas.
- Clareza na apresentação do modelo de registro de aprendizagem.
- Participação no debate final.
Ações do professor
- Promover a discussão em grupo.
- Estimular a pesquisa e a organização das informações coletadas.
- Fazer a mediação do debate final.
- Avaliar o desempenho dos alunos.
- Fazer uma conclusão sobre a importância do tema abordado.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre o tema.
- Criar o modelo de registro de aprendizagem.
- Participar das discussões em grupo.
- Apresentar o modelo de registro de aprendizagem.
- Participar do debate final.