Aula sobre As Consequencias Do Imperialismo Europeu Na Africa
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
O imperialismo europeu na África foi um processo histórico que ocorreu no final do século XIX e início do século XX, no qual as potências europeias colonizaram e exploraram o continente africano. Esse processo teve consequências significativas para a África, como a exploração de recursos naturais, a escravidão, a perda de territórios e a imposição de culturas estrangeiras. Nesta aula, os alunos irão explorar as consequências do imperialismo europeu na África, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas.
Etapa 1 - Problematização
Apresente o problema central da aula: "Quais foram as principais consequências do imperialismo europeu na África?". Os alunos irão discutir em grupo e registrar suas ideias em um diário de bordo.Etapa 2 - Geração de Alternativas
Os alunos irão pesquisar em livros didáticos, enciclopédias e outras fontes analógicas sobre o tema e gerar alternativas para responder à pergunta central. Eles irão registrar suas ideias no diário de bordo.Etapa 3 - Solução
Os alunos irão discutir em grupo as alternativas geradas e escolher a melhor solução para responder à pergunta central. Eles irão registrar a solução no diário de bordo.Etapa 4 - Subtópicos
Apresente os subtópicos que serão explorados na aula: exploração de recursos naturais, escravidão, perda de territórios e imposição de culturas estrangeiras. Os alunos irão discutir em grupo e registrar suas ideias sobre cada subtópico no diário de bordo.Etapa 5 - Pesquisa
Os alunos irão pesquisar em fontes analógicas sobre cada subtópico e registrar suas ideias no diário de bordo.Etapa 6 - Discussão
Os alunos irão discutir em grupo as ideias registradas no diário de bordo sobre cada subtópico e relacioná-las à solução escolhida para responder à pergunta central.Etapa 7 - Conclusão
Os alunos irão registrar no diário de bordo suas conclusões sobre as consequências do imperialismo europeu na África e apresentar suas ideias em uma roda de conversa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises.
- Desenvolver a habilidade de identificar os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e registrar ideias em um diário de bordo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Qualidade das ideias registradas no diário de bordo.
- Coerência e clareza na apresentação das conclusões.
Ações do professor
- Apresentar o problema central e os subtópicos.
- Orientar os alunos na pesquisa e discussão em grupo.
- Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
Ações do aluno
- Pesquisar em fontes analógicas sobre o tema.
- Discutir em grupo e registrar ideias no diário de bordo.
- Apresentar suas conclusões em uma roda de conversa.