Aula sobre As Consequencias Do Imperialismo Europeu Na Africa

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O imperialismo europeu na África foi um processo histórico que ocorreu no final do século XIX e início do século XX, no qual as potências europeias colonizaram e exploraram o continente africano. Esse processo teve consequências significativas para a África, como a exploração de recursos naturais, a escravidão, a perda de territórios e a imposição de culturas estrangeiras. Nesta aula, os alunos irão explorar as consequências do imperialismo europeu na África, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente o problema central da aula: "Quais foram as principais consequências do imperialismo europeu na África?". Os alunos irão discutir em grupo e registrar suas ideias em um diário de bordo.

  2. Etapa 2 - Geração de Alternativas

    Os alunos irão pesquisar em livros didáticos, enciclopédias e outras fontes analógicas sobre o tema e gerar alternativas para responder à pergunta central. Eles irão registrar suas ideias no diário de bordo.

  3. Etapa 3 - Solução

    Os alunos irão discutir em grupo as alternativas geradas e escolher a melhor solução para responder à pergunta central. Eles irão registrar a solução no diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Subtópicos

    Apresente os subtópicos que serão explorados na aula: exploração de recursos naturais, escravidão, perda de territórios e imposição de culturas estrangeiras. Os alunos irão discutir em grupo e registrar suas ideias sobre cada subtópico no diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar em fontes analógicas sobre cada subtópico e registrar suas ideias no diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Os alunos irão discutir em grupo as ideias registradas no diário de bordo sobre cada subtópico e relacioná-las à solução escolhida para responder à pergunta central.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Os alunos irão registrar no diário de bordo suas conclusões sobre as consequências do imperialismo europeu na África e apresentar suas ideias em uma roda de conversa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises.
  • Desenvolver a habilidade de identificar os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e registrar ideias em um diário de bordo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade das ideias registradas no diário de bordo.
  • Coerência e clareza na apresentação das conclusões.

Ações do professor

  • Apresentar o problema central e os subtópicos.
  • Orientar os alunos na pesquisa e discussão em grupo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar em fontes analógicas sobre o tema.
  • Discutir em grupo e registrar ideias no diário de bordo.
  • Apresentar suas conclusões em uma roda de conversa.