Aula sobre As Consequencias Do Imperialismo Europeu Na Africa
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
O imperialismo europeu na África foi um processo histórico que iniciou no final do século XIX e que teve como principal objetivo a exploração dos recursos naturais e humanos do continente africano. Esse processo teve consequências profundas para a história da África e para as relações internacionais. Na aula de hoje, será trabalhado o tema “As consequências do imperialismo europeu na África” utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos. Para isso, os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.
Etapa 1 - Apresentação do tema e formação dos grupos
Apresente o tema “As consequências do imperialismo europeu na África” e explique a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 2 - Pesquisa e seleção do problema
Cada grupo deverá pesquisar sobre as consequências do imperialismo europeu na África e selecionar um problema relacionado ao tema. O problema pode ser baseado nas dúvidas dos estudantes, ou você também pode sugerir uma questão como, por exemplo, “De que forma o imperialismo europeu afetou as estruturas sociais e culturais das comunidades africanas?” Forneça materiais de pesquisa ou oriente os alunos sobre como encontrar informações confiáveis.Etapa 3 - Geração de alternativas
Com base no problema selecionado, os grupos deverão gerar alternativas para solucioná-lo. Essas alternativas devem ser discutidas em grupo e escolhida a melhor opção.Etapa 4 - Solução
Com a melhor alternativa escolhida, os grupos deverão desenvolver uma solução para o problema selecionado. Essa solução deve ser apresentada em um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.Etapa 5 - Apresentação dos diários de bordo
Cada grupo apresentará seu diário de bordo para a turma, explicando o problema selecionado, as alternativas geradas e a solução encontrada.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após as apresentações, a turma irá discutir em grupo as diferentes soluções encontradas pelos grupos e suas consequências.Etapa 7 - Avaliação
Avalie os diários de bordo e a participação dos alunos na atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa;
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
- Desenvolver a capacidade dos alunos de pesquisa e análise crítica de informações.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na atividade;
- Qualidade do diário de bordo produzido pelo grupo;
- Coerência entre o problema selecionado, as alternativas geradas e a solução encontrada.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos;
- Orientar os alunos na pesquisa e seleção do problema;
- Avaliar os diários de bordo produzidos pelos grupos.
Ações do aluno
- Pesquisar e selecionar um problema relacionado ao tema;
- Gerar alternativas para solucionar o problema selecionado;
- Desenvolver uma solução para o problema selecionado em um diário de bordo.