Aula sobre As Consequencias Do Imperialismo Europeu Na Africa
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
O imperialismo europeu na África foi um processo histórico que ocorreu no final do século XIX e início do século XX, no qual as potências europeias colonizaram e exploraram os recursos naturais e humanos do continente africano. Esse processo teve consequências significativas para a África e para o mundo, como a exploração econômica, a escravidão, a violência e a desigualdade social. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as consequências do imperialismo europeu na África e como esse processo está relacionado com as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.
Etapa 1 - Apresentação do tema e contextualização
Apresente o tema e contextualize o assunto, explicando o que é o imperialismo europeu na África e quais foram as suas consequências.Etapa 2 - Divisão em grupos e distribuição de materiais
Divida a turma em duplas e distribua materiais analógicos, como livros, revistas e jornais, para que os alunos possam pesquisar sobre o tema.Etapa 3 - Pesquisa em grupo
Os alunos pesquisam em grupo sobre as consequências do imperialismo europeu na África e discutem os argumentos que irão apresentar.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares
As duplas criam o template de avaliação por pares, contendo os seguintes critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.Etapa 5 - Apresentação dos argumentos
Os alunos apresentam os seus argumentos para a turma.Etapa 6 - Avaliação por pares
As duplas se avaliam entre si de acordo com os critérios estabelecidos no template de avaliação por pares.Etapa 7 - Discussão em grupo
Os alunos discutem em grupo sobre as relações de poder entre as potências europeias e os países africanos e como o imperialismo europeu na África está relacionado com as dinâmicas do capitalismo e suas crises.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar as consequências do imperialismo europeu na África.
- Relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises com o imperialismo europeu na África.
- Analisar as relações de poder entre as potências europeias e os países africanos.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar o assunto.
- Dividir a turma em duplas.
- Distribuir materiais analógicos, como livros, revistas e jornais, para que os alunos possam pesquisar sobre o tema.
- Orientar os alunos na construção do template de avaliação por pares
- Acompanhar e orientar os grupos durante a atividade.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre as consequências do imperialismo europeu na África.
- Discutir em grupo e construir argumentos sobre o tema.
- Criar o template de avaliação por pares.
- Apresentar os argumentos para a turma.
- Avaliar os outros grupos de acordo com os critérios estabelecidos.