Aula sobre As Consequencias Do Imperialismo Europeu Na Africa

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O imperialismo europeu na África foi um processo histórico que ocorreu no final do século XIX e início do século XX, no qual as potências europeias colonizaram e exploraram os recursos naturais e humanos do continente africano. Esse processo teve consequências significativas para a África e para o mundo, como a exploração econômica, a escravidão, a violência e a desigualdade social. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as consequências do imperialismo europeu na África e como esse processo está relacionado com as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e contextualização

    Apresente o tema e contextualize o assunto, explicando o que é o imperialismo europeu na África e quais foram as suas consequências.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos e distribuição de materiais

    Divida a turma em duplas e distribua materiais analógicos, como livros, revistas e jornais, para que os alunos possam pesquisar sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Os alunos pesquisam em grupo sobre as consequências do imperialismo europeu na África e discutem os argumentos que irão apresentar.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares

    As duplas criam o template de avaliação por pares, contendo os seguintes critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos argumentos

    Os alunos apresentam os seus argumentos para a turma.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    As duplas se avaliam entre si de acordo com os critérios estabelecidos no template de avaliação por pares.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Os alunos discutem em grupo sobre as relações de poder entre as potências europeias e os países africanos e como o imperialismo europeu na África está relacionado com as dinâmicas do capitalismo e suas crises.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar as consequências do imperialismo europeu na África.
  • Relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises com o imperialismo europeu na África.
  • Analisar as relações de poder entre as potências europeias e os países africanos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o assunto.
  • Dividir a turma em duplas.
  • Distribuir materiais analógicos, como livros, revistas e jornais, para que os alunos possam pesquisar sobre o tema.
  • Orientar os alunos na construção do template de avaliação por pares
  • Acompanhar e orientar os grupos durante a atividade.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as consequências do imperialismo europeu na África.
  • Discutir em grupo e construir argumentos sobre o tema.
  • Criar o template de avaliação por pares.
  • Apresentar os argumentos para a turma.
  • Avaliar os outros grupos de acordo com os critérios estabelecidos.