Aula sobre As Consequencias Do Imperialismo Europeu Na Africa

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O imperialismo europeu na África foi um processo histórico que ocorreu no final do século XIX e início do século XX, no qual as potências europeias colonizaram e exploraram os recursos naturais e humanos do continente africano. Esse processo teve consequências significativas para a África e para o mundo, como a exploração econômica, a escravidão, a violência e a desigualdade social. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as consequências do imperialismo europeu na África e como isso afetou a dinâmica do capitalismo e os conflitos mundiais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize o processo histórico do imperialismo europeu na África.

  2. Etapa 2 - Diagnóstico dos conhecimentos prévios dos alunos

    Convide os alunos a compartilhar o que já sabem sobre o assunto. Você pode anotar na lousa os principais conceitos e conhecimentos apresentados pelos alunos e auxiliar conectando as ideias ao tema da aula. Em seguida, divida os alunos em grupos.

  3. Etapa 3 - Rotação por estações

    Informe os alunos que irão realizar uma espécie de circuito, chamada estações. Esclareça que em cada estação tem uma atividade com início, meio e fim, e são independentes uma das outras. Estabeleça com eles o tempo que ficarão nas estações e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, propomos os seguintes temas:

    Estação 1

    Na estação 1, os alunos irão ler e analisar textos sobre as consequências do imperialismo europeu na África. Você deve fornecer os textos impressos e orientar os alunos na leitura e análise crítica dos mesmos.

    Estação 2

    Na estação 2, os alunos irão realizar um debate em grupo, discutindo as consequências do imperialismo europeu na África, com base nos textos lidos na estação anterior. Forneça um roteiro de perguntas para orientá-los.

    Estação 3

    Na estação 3, os alunos deverão criar um mapa mental sobre as consequências do imperialismo europeu na África, utilizando papel e canetas coloridas. Forneça um modelo de mapa mental e oriente os alunos na sua elaboração.

    Estação 4

    Na estação 4, os alunos irão assistir a um vídeo sobre as consequências do imperialismo europeu na África e discutir em grupo sobre o que não conheciam sobre o tema. Você deve fornecer o vídeo e orientar a discussão.


  4. Etapa 4 - Discussão

    Após todos os alunos terem completado o circuito das estações, eles deverão discutir com a turma sobre como as consequências do imperialismo europeu ainda deixam vestígios na sociedade africana atual.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão elaborar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: Que bom, Que pena, Que tal, para avaliar a atividade e compartilhar suas impressões sobre o tema. O professor irá fornecer o template e orientar os alunos na sua utilização.

  6. Etapa 6 - Apresentação do template e autoavaliação

    Os alunos irão preencher o template e apresentar para a turma as opiniões registradas em cada campo. A partir dessa dinâmica, você deve incentivar os alunos a compartilharem uma autoavaliação, comparando os conhecimentos que tinham sobre o tema no início da atividade e no final.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e destaque as principais consequências do imperialismo europeu na África e sua relação com a atualidade. Você também pode dar um feedback sobre o desenvolvimento dos alunos na atividade e tirar as últimas dúvidas sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.
  • Estimular a leitura crítica e a análise de textos sobre temas históricos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar mapas mentais e utilizar a Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Capacidade de análise crítica dos textos e dos debates em grupo.
  • Qualidade do mapa mental e do preenchimento do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Fornecer os recursos analógicos necessários para a realização das atividades.
  • Orientar os alunos na leitura crítica dos textos e na elaboração do mapa mental.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Ler e analisar criticamente os textos fornecidos.
  • Criar um mapa mental sobre as consequências do imperialismo europeu na África.
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação.