Aula sobre As Consequencias Do Imperialismo Europeu Na Africa

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O imperialismo europeu na África foi um período de grande exploração e dominação dos países africanos pelos europeus. Esse processo iniciou no final do século XIX e se estendeu até a primeira metade do século XX. Durante esse período, as potências europeias impuseram sua cultura, religião, economia e política aos povos africanos, causando grandes danos sociais, econômicos e culturais. Para tornar essa aula mais envolvente e didática, os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.

  1. Etapa 1 - Apresentação da metodologia

    Apresente a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e explique como os alunos irão criar o mapa conceitual sobre as consequências do imperialismo europeu na África. Disponibilize os recursos necessários para os alunos poderem realizar a atividade em casa.

  2. Etapa 2 - Estudo do tema

    Os alunos irão estudar o tema em casa, utilizando os recursos disponibilizados. Eles deverão pesquisar sobre as consequências sociais, econômicas e culturais do imperialismo europeu na África.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Na sala de aula, os alunos irão criar o mapa conceitual sobre o tema. Eles deverão selecionar uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça orientações sobre como criar um mapa conceitual e auxiliar os alunos durante a atividade.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os alunos irão apresentar seus mapas conceituais para a turma. Incentive a discussão sobre as diferentes visões e interpretações sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Reflexão sobre o tema

    Os alunos irão refletir sobre o tema e sobre o processo de aprendizagem. Incentive a discussão sobre o que foi aprendido, quais foram as dificuldades encontradas e como a metodologia ativa contribuiu com o processo de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie os mapas conceituais criados pelos alunos e a participação deles durante a atividade.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula ressaltando a importância de estudar a história da África e as consequências do imperialismo europeu na região.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.
  • Promover a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em selecionar uma ideia central e 8 sub-ideias para desenvolver o tema.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Participação dos alunos durante a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
  • Fornecer recursos para que os alunos possam estudar o tema em casa.
  • Orientar os alunos durante a criação do mapa conceitual.
  • Incentivar a discussão sobre o tema e o processo de aprendizagem.
  • Avaliar os mapas conceituais criados pelos alunos.

Ações do aluno

  • Estudar o tema em casa.
  • Criar o mapa conceitual sobre as consequências do imperialismo europeu na África.
  • Participar da discussão sobre o tema e o processo de aprendizagem.
  • Apresentar o mapa conceitual criado para a turma.
  • Refletir sobre o que foi aprendido e como a metodologia ativa ajudou no processo de aprendizagem.