Aula sobre As Diferentes Formas De Trabalho No Mundo Antigo

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O tema "As diferentes formas de trabalho no mundo antigo" é importante para que os alunos possam compreender como o trabalho era organizado em sociedades antigas e como isso influenciou a formação das sociedades atuais. É possível encontrar exemplos desse tema em diversas áreas, como na história da escravidão no Brasil e em outros países, na organização do trabalho nas sociedades antigas como a Grécia e Roma, e na forma como o trabalho é organizado atualmente. A metodologia ativa Design Sprint será utilizada para que os alunos possam desenvolver habilidades de diferenciação entre escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema "As diferentes formas de trabalho no mundo antigo" e explique a metodologia Design Sprint. Os alunos irão discutir em grupos sobre o que já sabem sobre o tema e o que gostariam de aprender.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um template de Design Sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Eles irão definir o objetivo da atividade e os subtópicos que serão abordados.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão escolher em grupo qual subtema irão trabalhar e definir as perguntas que irão responder sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão pesquisar sobre o subtema escolhido e criar um protótipo de apresentação para compartilhar com a turma.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão apresentar seus protótipos para a turma e discutir sobre as diferentes formas de trabalho no mundo antigo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de diferenciação entre escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação de protótipos de apresentação.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade do protótipo de apresentação criado pelos alunos.
  • Clareza e objetividade na apresentação do subtema escolhido.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia Design Sprint.
  • Orientar os alunos na criação do template de Design Sprint.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação dos protótipos de apresentação.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um template de Design Sprint com 5 etapas.
  • Pesquisar sobre o subtema escolhido e criar um protótipo de apresentação.