Aula sobre As Diferentes Formas De Trabalho No Mundo Antigo
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
Esse momento tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as diferentes formas de trabalho e como elas afetavam as pessoas na época. É importante ressaltar que o tema é relevante para entendermos a evolução do trabalho ao longo da história e como ele influencia a sociedade atual.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique a importância de entender as diferentes formas de trabalho no mundo antigo. Serão utilizados exemplos práticos para contextualizar o assunto.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos irão criar um mapa de empatia com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos entendam melhor como as diferentes formas de trabalho afetavam as pessoas na época.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia. Faça a mediação da discussão e incentive a participação de todos.Etapa 4 - Diferenças entre escravidão, servidão e trabalho livre
Explique as diferenças entre escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo. Serão utilizados exemplos práticos para facilitar a compreensão dos alunos.Etapa 5 - Debate em grupo
Os alunos irão debater em grupo as diferenças entre as diferentes formas de trabalho. Faça a mediação da discussão e incentive a participação de todos.Etapa 6 - Atividade individual
Os alunos irão realizar uma atividade individual na qual deverão diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre em diferentes situações apresentadas.Etapa 7 - Conclusão
Conclua o momento reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem a explorar o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa de empatia.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na discussão em grupo e no debate.
Critérios de avaliação
- Compreensão das diferenças entre escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.
- Participação ativa na criação do mapa de empatia, na discussão em grupo e no debate.
- Aplicar o conhecimento adquirido na atividade individual.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Mediar a discussão em grupo e o debate.
- Utilizar exemplos práticos para facilitar a compreensão dos alunos.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
- Concluir reforçando os principais pontos abordados.
Ações do aluno
- Criar o mapa de empatia.
- Participar ativamente da discussão em grupo e do debate.
- Realizar a atividade individual.
- Colaborar com os colegas.
- Demonstrar interesse e curiosidade pelo tema.