Aula sobre As Diferentes Formas De Trabalho No Mundo Antigo

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O tema "As diferentes formas de trabalho no mundo antigo" é importante para que os alunos possam compreender como o trabalho era organizado em sociedades antigas e como isso influenciou a vida das pessoas na época. A metodologia ativa Gamificação será utilizada para que os alunos possam criar um jogo que aborde o tema e seus subtópicos, desenvolvendo habilidades como criatividade, trabalho em equipe e pensamento crítico. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de como o trabalho era organizado em sociedades antigas, como a escravidão no Egito Antigo ou a servidão na Idade Média.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e seus subtópicos, explicando a diferença entre escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar suas ideias sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para criar um jogo sobre o tema. Cada grupo deverá escolher um líder para coordenar as atividades.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Os alunos irão criar um mapa de registro contendo os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?. Forneça um modelo para que os alunos possam se basear.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Os alunos irão criar o jogo com base no mapa de registro. Eles deverão pensar em desafios que abordem o tema e seus subtópicos, além de definir os níveis e as recompensas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e como aborda o tema. Os outros alunos poderão fazer perguntas e dar sugestões.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Ao final das apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre os jogos apresentados, destacando os pontos positivos e negativos de cada um.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça a conclusão reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo.
  • Coerência entre o mapa de registro e o jogo criado.
  • Abordagem adequada do tema e seus subtópicos.
  • Clareza na apresentação do jogo.
  • Participação ativa dos alunos.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e seus subtópicos.
  • Fornecer um modelo para o mapa de registro.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Orientar os alunos na criação do jogo.
  • Avaliar os jogos criados pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente.
  • Trabalhar em equipe na criação do jogo.
  • Criar um jogo que aborde o tema e seus subtópicos de forma adequada.
  • Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.
  • Participar da discussão em grupo sobre os jogos apresentados.