Aula sobre As Diferentes Formas De Trabalho No Mundo Antigo

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Vamos trabalhar sobre as diferentes formas de trabalho no mundo antigo, mais especificamente sobre a escravidão, servidão e trabalho livre. É importante que os alunos compreendam as diferenças entre essas formas de trabalho e como elas influenciaram a sociedade da época. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique a importância de compreender as diferentes formas de trabalho no mundo antigo. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um subtópico para pesquisar e apresentar.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos terão que pesquisar sobre o subtópico que foi designado para o seu grupo. Eles devem buscar informações em livros, artigos e sites confiáveis.

  3. Etapa 3 - Debate

    Cada grupo terá que apresentar o seu subtópico e expor as suas ideias. Em seguida, haverá um debate entre os grupos, no qual os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre as apresentações dos outros grupos.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rúbrica

    Os alunos criarão um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar as apresentações dos grupos.

  5. Etapa 5 - Apresentação final

    Cada grupo terá que apresentar novamente o seu subtópico, levando em consideração as críticas e sugestões dos outros grupos. Em seguida, utilize o template de avaliação por rúbrica para avaliar as apresentações.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça a conclusão e reforce a importância de compreender as diferentes formas de trabalho no mundo antigo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Apresentar ideias e argumentos de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do subtópico.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Clareza e objetividade na apresentação.
  • Participação no debate.
  • Utilização do template de avaliação por rúbrica.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a importância de compreender as diferentes formas de trabalho no mundo antigo.
  • Dividir os alunos em grupos e designar um subtópico para cada grupo.
  • Auxiliar os alunos na pesquisa e na criação do template de avaliação por rúbrica.
  • Avaliar as apresentações dos grupos utilizando o template de avaliação por rúbrica.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar a importância de compreender as diferentes formas de trabalho no mundo antigo.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o subtópico designado para o seu grupo.
  • Apresentar as ideias e argumentos de forma clara e objetiva.
  • Participar do debate e fazer perguntas e comentários sobre as apresentações dos outros grupos.
  • Criar o template de avaliação por rúbrica em conjunto com o professor.
  • Utilizar o template de avaliação por rúbrica para avaliar as apresentações dos outros grupos.