Aula sobre As Diferentes Formas De Trabalho No Mundo Antigo
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Vamos trabalhar sobre as diferentes formas de trabalho no mundo antigo, mais especificamente sobre a escravidão, servidão e trabalho livre. É importante que os alunos compreendam as diferenças entre essas formas de trabalho e como elas influenciaram a sociedade da época. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explique a importância de compreender as diferentes formas de trabalho no mundo antigo. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um subtópico para pesquisar e apresentar.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos terão que pesquisar sobre o subtópico que foi designado para o seu grupo. Eles devem buscar informações em livros, artigos e sites confiáveis.Etapa 3 - Debate
Cada grupo terá que apresentar o seu subtópico e expor as suas ideias. Em seguida, haverá um debate entre os grupos, no qual os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre as apresentações dos outros grupos.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rúbrica
Os alunos criarão um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar as apresentações dos grupos.Etapa 5 - Apresentação final
Cada grupo terá que apresentar novamente o seu subtópico, levando em consideração as críticas e sugestões dos outros grupos. Em seguida, utilize o template de avaliação por rúbrica para avaliar as apresentações.Etapa 6 - Conclusão
Faça a conclusão e reforce a importância de compreender as diferentes formas de trabalho no mundo antigo.
Intencionalidades pedagógicas
- Diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Apresentar ideias e argumentos de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Compreensão do subtópico.
- Qualidade da pesquisa realizada.
- Clareza e objetividade na apresentação.
- Participação no debate.
- Utilização do template de avaliação por rúbrica.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar a importância de compreender as diferentes formas de trabalho no mundo antigo.
- Dividir os alunos em grupos e designar um subtópico para cada grupo.
- Auxiliar os alunos na pesquisa e na criação do template de avaliação por rúbrica.
- Avaliar as apresentações dos grupos utilizando o template de avaliação por rúbrica.
- Fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar a importância de compreender as diferentes formas de trabalho no mundo antigo.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre o subtópico designado para o seu grupo.
- Apresentar as ideias e argumentos de forma clara e objetiva.
- Participar do debate e fazer perguntas e comentários sobre as apresentações dos outros grupos.
- Criar o template de avaliação por rúbrica em conjunto com o professor.
- Utilizar o template de avaliação por rúbrica para avaliar as apresentações dos outros grupos.