Aula sobre As Diferentes Formas De Trabalho No Mundo Antigo

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O tema "As diferentes formas de trabalho no mundo antigo" é importante para entendermos como a sociedade se organizava e como as pessoas viviam na antiguidade. É importante que os alunos compreendam as diferenças entre escravidão, servidão e trabalho livre, para que possam entender como essas formas de trabalho influenciaram a história da humanidade. Utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá percorrer todas as estações, realizando atividades diversas sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância de compreender as diferentes formas de trabalho no mundo antigo. Em seguida, faça a divisão da turma em 3 grupos e explique como funcionará a metodologia de Rotação por estações.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1 - Escravidão

    Os alunos irão assistir a um vídeo sobre a escravidão no mundo antigo e responder a algumas perguntas sobre o tema. Em seguida, irão discutir em grupo as respostas e apresentar para a turma.

    Estação 2 - Servidão

    Os alunos irão ler um texto sobre a servidão no mundo antigo e responder a algumas perguntas sobre o tema. Em seguida, irão discutir em grupo as respostas e apresentar para a turma.

    Estação 3 - Trabalho Livre

    Os alunos irão pesquisar sobre o trabalho livre no mundo antigo e criar um cartaz com as principais informações sobre o tema. Em seguida, irão apresentar o cartaz para a turma.


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Reúna a turma e faça uma síntese das atividades realizadas em cada estação. Em seguida, faça uma reflexão sobre as diferenças entre escravidão, servidão e trabalho livre e como essas formas de trabalho influenciaram a história da humanidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação do cartaz.
  • Trabalhar em grupo e apresentar suas ideias para a turma.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade das respostas e apresentações.
  • Criatividade e clareza na criação do cartaz.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia de Rotação por estações.
  • Orientar os alunos nas atividades em grupo.
  • Fazer uma síntese das atividades realizadas em cada estação.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre a escravidão e responder às perguntas.
  • Ler o texto sobre a servidão e responder às perguntas.
  • Pesquisar sobre o trabalho livre e criar um cartaz com as principais informações.