Aula sobre As Diferentes Formas De Trabalho No Mundo Antigo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema "As diferentes formas de trabalho no mundo antigo" é de extrema importância para entendermos como a sociedade se organizava e como as relações de trabalho eram estabelecidas no passado. É importante que os alunos compreendam as diferenças entre escravidão, servidão e trabalho livre, para que possam entender como essas formas de trabalho influenciaram a história da humanidade. Utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, os alunos deverão pesquisar e estudar o conteúdo em casa, antes da aula, para que possam discutir e aprofundar o tema em sala.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos práticos e didáticos. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada.

  2. Etapa 2 - Estudo em casa

    Os alunos deverão estudar o conteúdo sobre as diferentes formas de trabalho no mundo antigo, pesquisando em livros, sites e outras fontes confiáveis. Eles deverão criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos se reunirão em grupos para discutir e aprofundar o tema, utilizando o mapa conceitual como guia. Auxilie e tire dúvidas quando necessário.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Incentive a participação de todos os alunos, fazendo perguntas e estimulando o debate.

  5. Etapa 5 - Debate em sala de aula

    Após as apresentações, conduza um debate aprofundando o tema e esclarecendo dúvidas. Os alunos deverão participar ativamente, fazendo perguntas e expondo suas opiniões.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema, reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem estudando e se aprofundando no assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.
  • Estimular a pesquisa e o estudo autônomo dos alunos.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar mapas conceituais.
  • Estimular o debate e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Clareza e objetividade na apresentação do mapa conceitual.
  • Participação ativa dos alunos no debate.
  • Compreensão dos conceitos apresentados e capacidade de diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos e didáticos.
  • Explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada.
  • Circular pela sala, auxiliando e tirando dúvidas dos alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas.
  • Conduzir o debate em sala de aula, incentivando a troca de ideias e aprofundando o tema.

Ações do aluno

  • Estudar o conteúdo sobre as diferentes formas de trabalho no mundo antigo antes da aula.
  • Criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e da apresentação do mapa conceitual.
  • Fazer perguntas e expor suas opiniões durante o debate.
  • Demonstrar compreensão dos conceitos apresentados e capacidade de diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.