Aula sobre As Diferentes Formas De Trabalho No Mundo Antigo
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O tema "As diferentes formas de trabalho no mundo antigo" é de extrema importância para entendermos como a sociedade se organizava e como as relações de trabalho eram estabelecidas no passado. É importante que os alunos compreendam as diferenças entre escravidão, servidão e trabalho livre, para que possam entender como essas formas de trabalho influenciaram a história da humanidade. Utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, os alunos deverão pesquisar e estudar o conteúdo em casa, antes da aula, para que possam discutir e aprofundar o tema em sala.
Etapa 1 - Introdução
Inicie apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos práticos e didáticos. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada.Etapa 2 - Estudo em casa
Os alunos deverão estudar o conteúdo sobre as diferentes formas de trabalho no mundo antigo, pesquisando em livros, sites e outras fontes confiáveis. Eles deverão criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos se reunirão em grupos para discutir e aprofundar o tema, utilizando o mapa conceitual como guia. Auxilie e tire dúvidas quando necessário.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Incentive a participação de todos os alunos, fazendo perguntas e estimulando o debate.Etapa 5 - Debate em sala de aula
Após as apresentações, conduza um debate aprofundando o tema e esclarecendo dúvidas. Os alunos deverão participar ativamente, fazendo perguntas e expondo suas opiniões.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre o tema, reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem estudando e se aprofundando no assunto.
Intencionalidades pedagógicas
- Diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.
- Estimular a pesquisa e o estudo autônomo dos alunos.
- Incentivar a participação ativa dos alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar mapas conceituais.
- Estimular o debate e a troca de ideias entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos em todas as etapas.
- Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Clareza e objetividade na apresentação do mapa conceitual.
- Participação ativa dos alunos no debate.
- Compreensão dos conceitos apresentados e capacidade de diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos e didáticos.
- Explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada.
- Circular pela sala, auxiliando e tirando dúvidas dos alunos.
- Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas.
- Conduzir o debate em sala de aula, incentivando a troca de ideias e aprofundando o tema.
Ações do aluno
- Estudar o conteúdo sobre as diferentes formas de trabalho no mundo antigo antes da aula.
- Criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Participar ativamente da discussão em grupo e da apresentação do mapa conceitual.
- Fazer perguntas e expor suas opiniões durante o debate.
- Demonstrar compreensão dos conceitos apresentados e capacidade de diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.