As estruturas sociais na América e na África
Muito se fala dos povos da América antes dos europeus. Vamos conhecer agora impérios na África também! Bora aprender mais nessa aula de Históra!
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Selecione a alternativa certa sobre as civilizações africanas e americanas antes da chegada dos europeus nestes continentes:
Atividade completaA)
Os europeus civilizaram os povos que viviam nestes continentes.B) Tanto na África quanto na América existiam sociedades desenvolvidas e com suas próprias dinâmicas, como é o exemplo dos impérios Inca, Songai e Mali.
C) A chegada dos europeus nos continentes africano e americano causou um choque entre as diferentes culturas, mas a Europa respeitou as diferenças entre os povos.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Design Thinking:
Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as estruturas sociais na América e na África antes da chegada dos europeus. Eles irão desenvolver a habilidade de identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as sociedades estudadas. É importante que os alunos compreendam a importância de conhecer a história dessas sociedades para entender melhor o mundo em que vivemos hoje.Atividade completa4. Modelo de Debate Crítico (MDC):
Nesta aula, vamos explorar as estruturas sociais na América e na África antes da chegada dos europeus. Vamos entender como essas sociedades se organizavam, quais eram suas formas de governo, como se relacionavam com outras sociedades e como desenvolveram seus saberes e técnicas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus.Atividade completa5. Rotação por estações:
Nesta aula, vamos explorar as estruturas sociais das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus. Vamos entender como essas sociedades se organizavam, quais eram suas formas de governo, como se davam as relações sociais e como se desenvolviam os saberes e técnicas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Essa metodologia permite que os alunos tenham uma participação mais ativa na construção do conhecimento e desenvolvam habilidades como trabalho em equipe e autonomia.Atividade completa6. Aprendizagem Baseada em Problemas:
Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as estruturas sociais na América e na África antes da chegada dos europeus. Eles irão utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas para criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o tema, você pode apresentar exemplos de como as estruturas sociais ainda influenciam a sociedade atual, como a organização familiar, a divisão de trabalho e a hierarquia social. Mostrar imagens e vídeos que retratam as sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus também podem ajudar no aprendizado.Atividade completa7. Ensino Híbrido:
Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as estruturas sociais na América e na África antes da chegada dos europeus. Eles irão entender como essas sociedades se organizavam e desenvolviam saberes e técnicas. Para tornar a aula mais envolvente e didática, os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Esse registro irá ajudá-los a acompanhar o próprio aprendizado e a refletir sobre o que aprenderam. Para contextualizar o tema, você pode apresentar exemplos de sociedades africanas e americanas que ainda existem hoje em dia, como as tribos indígenas brasileiras e as comunidades quilombolas. É importante mostrar, também, como essas sociedades influenciaram a cultura e a história do Brasil e do mundo.Atividade completa8. Aprendizagem Entre Pares:
Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as estruturas sociais na América e na África antes da chegada dos europeus. Eles irão entender como essas sociedades se organizavam e desenvolviam saberes e técnicas. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares. Os alunos irão criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo critérios de avaliação como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: