Aula sobre As Estruturas Sociais Na America E Na Africa
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as estruturas sociais na América e na África antes da chegada dos europeus. Eles irão utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas para criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o tema, você pode apresentar exemplos de como as estruturas sociais ainda influenciam a sociedade atual, como a organização familiar, a divisão de trabalho e a hierarquia social. Mostrar imagens e vídeos que retratam as sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus também podem ajudar no aprendizado.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a aula. Você pode utilizar imagens e vídeos para ilustrar as sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus.Etapa 2 - Divisão em grupos
Apresente a metodologia e Aprendizagem Baseada em Problemas e explique como ela será aplicada na aula. Em seguida, divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Problematização
Apresente um problema relacionado ao tema, como, por exemplo: "Como as estruturas sociais africanas e americanas influenciaram o desenvolvimento das sociedades atuais?".Etapa 4 - Pesquisa
Os grupos irão pesquisar sobre as estruturas sociais africanas e americanas antes da chegada dos europeus. Eles podem utilizar livros, artigos e sites confiáveis para realizar a pesquisa.Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os grupos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles devem utilizar as informações pesquisadas para preencher o template.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar seu template de Dinâmica dos 3 Qs para a turma. Medie a discussão e estimule a participação dos alunos.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula e reforce os principais pontos abordados. Incentive os alunos a continuarem pesquisando sobre o assunto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelo grupo.
- Participação ativa na discussão em grupo e na apresentação para a turma.
Ações do professor
- Mediar a discussão em grupo e estimular a participação dos alunos.
- Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar os principais pontos abordados.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa e da criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Participar ativamente da discussão em grupo e da apresentação para a turma.
- Respeitar os colegas de grupo e contribuir para o trabalho em equipe.